Saúde - Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Itapetininga realiza ação na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide em comemoração ao Dia Mundial do Rim no dia 14 de março

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e cuidados com os rins, uma parceria da Secretaria de Saúde de Itapetininga, com iniciativa do Instituto#deixevivo e apoio da Universidade São Caetano do Sul (USCS) e Unimed Sul Paulista, realiza no dia 14 de março, das 8h às 12h, na Praça Peixoto Gomide, durante a Feira Livre, uma ação sobre saúde renal, em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado toda segunda quinta-feira do mês de março.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação tem como objetivo prevenir que o paciente desenvolva problemas renais.

O evento vai trazer orientações quanto à função renal, identificação de pessoas com grupo de risco, hábitos simples que previnem a doença renal, além da oferta de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, medição da circunferência abdominal e orientações nutricionais e com educador físico.

Prevenção e sintomas

Com relação à prevenção, é muito importante evitar o excesso de sal nas refeições, beber bastante água e manter o peso corporal sob controle, assim como a pressão arterial, o colesterol e a glicose.

A pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em caso de sintomas. Sinalizam problemas renais o cansaço frequente, a pressão alta, pouca urina e/ou de cor amarela escura com cheiro forte e espuma, formigamento, inchaço nos olhos, tremor (principalmente nas mãos), cãibras frequentes, náuseas e vômitos, incômodo ao urinar.

Serviço:

Ação de Saúde Renal – Dia Mundial do Rim