Meio Ambiente - Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024

Secretaria de Meio Ambiente de Itapetininga traz dicas para um carnaval sustentável: Folião consciente, meio ambiente protegido

O carnaval chegou e muitos bloquinhos de rua e festas são organizados para este período. A geração de resíduos é um desafio que pode trazer sérias consequências, devido à poluição urbana.

Curtir é bom, mas curtir num ambiente organizado e limpo é melhor ainda.

Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente separou algumas dicas para que você curta o carnaval, cuide do meio ambiente e colabore com a limpeza da cidade.

Confira as dicas:

- Um bom folião não joga lixo no chão

Todo ano uma grande quantidade de resíduos é deixada para trás. A demanda da limpeza pública aumenta, assim como, a poluição nas estradas e rios. “Jogue o Lixo no Lixo”, uma frase conhecida de todos, deve ser colocada em prática. Descarte seu lixo em lixeiras públicas ou leve uma sacola plástica com você. Se cada um fizer sua parte, os impactos para a limpeza pública e para o meio ambiente serão minimizados.

- Evite descartáveis, prefira reutilizáveis

Use copos reutilizáveis. Evite materiais descartáveis, pois são feitos de plástico, material que contamina o meio ambiente e que leva cerca de 400 anos para se decompor na natureza. Leve seu copo ou garrafa e diminua a geração de resíduos.

- Prefira bebidas em lata

Mais latas e menos vidros. Sabemos que a reciclagem do alumínio é facilitada e pode ser lucrativa, portanto, se possível deem preferência às bebidas em latas de alumínio e contribua com o processo de reciclagem.

- Respeite o trabalho dos catadores de reciclagem

O que é lixo para uns, para outros é fonte de renda. Os catadores de reciclagem contribuem para a destinação correta dos resíduos durante a folia e ajudam na conservação do meio ambiente.

- Reciclado é com a Cooperita!

Após se divertir com suas festinhas, vem a parte da limpeza e, nesse caso, você pode enviar seu material para a Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga – COOPERITA, e/ou pode também agendar a retirada de grandes volumes entrando em contato pelo (15) 3373-5309 ou (15) 99791-5415.

- Segurança e economia

Neste carnaval prefira deixar seu carro em casa. Curta sem se preocupar com os ônibus coletivos gratuitos disponíveis na zona urbana e rural. Você pode se deslocar para festejar com passagem gratuita e ficar tranquilo sem se preocupar com estacionamento, além de diminuir o fluxo de veículos nas ruas, minimizando o impacto gerado por gases poluentes.

- Árvore não é banheiro

Não transforme árvores e postes em banheiros improvisados. Procure os sanitários químicos disponibilizados ou banheiros dos estabelecimentos que frequentar. A urina prejudica a planta e influencia de forma negativa na biodiversidade que vive na área, além de disseminar mau cheiro.

- Mais água!

Seja sustentável consigo mesmo: hidrate-se no carnaval, proteja seu organismo e evite ingestão exagerada de álcool. E claro: se beber, não dirija.

A dica final da Secretaria de Meio Ambiente para os foliões: curtam muito o Carnaval com respeito ao próximo e ao meio ambiente.