Saúde - Terça-feira, 23 de Janeiro de 2024

Mãe entra em trabalho de parto e bebê nasce dentro de ambulância do SAMU, em Itapetininga

A manhã desta segunda-feira (22) reservou uma surpresa à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao atenderem um chamado, por volta das 6h30, de uma gestante que estaria entrando em trabalho de parto no Assentamento 23 de Maio, no Distrito do Tupy, em Itapetininga.

Chegando à residência, a equipe se deparou com Rosemara Aparecida da Silva, 34 anos, grávida de 39 semanas, deitada em uma cama com fortes dores abaixo do ventre, nas costas e aparente perda de líquido amniótico.

Em uma avaliação prévia, a equipe não constatou sinais da chamada “coroação” do bebê, que é quando a cabeça da criança pode ser vista, no início do trabalho de parto.

Colocada em uma maca e acomodada no interior da ambulância, a equipe iniciou os primeiros procedimentos e o deslocamento da gestante à maternidade do Hospital Municipal Dr. Léo Orsi.

Durante o trajeto, próximo ao centro do bairro, ainda na zona rural, Rosemara relatou sentir muita dor, o que obrigou as equipes a pararem a viatura. Imediatamente os técnicos fizeram uma nova avaliação e constataram que a mãe estava entrando em trabalho de parto. Com o auxílio da equipe, nascia, em poucos minutos, a pequena Nicoly Cristina.

Apresentando todas as reações de um bebê saudável, chorando e de olhos abertos, a recém-nascida e a mãe receberam, ainda, o apoio de uma viatura de suporte avançado do Samu no atendimento.

Após realizados todos os procedimentos pelas duas equipes, mãe e filha foram levadas à maternidade do Hospital Municipal Dr. Léo Orsi Bernardes, onde permanecem e passam bem.