Agricultura e Agronegócio - Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2024

Prefeitura de Itapetininga orienta produtores sobre como aderir ao Programa Rotas Rurais com endereçamento digital de propriedades

A prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento disponibiliza aos produtores rurais do município o código de Endereçamento Rural Digital - E.R.D do Programa Rotas Rurais.

O Programa Rotas Rurais, é um programa de geolocalização das propriedades rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) ao qual o município fez adesão.

O objetivo do programa é levar tecnologia de geolocalização, que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, facilitando o recebimento de insumos, envio de mercadorias, promovendo a mobilidade, segurança etc.

O endereçamento rural digital, funciona como um Cep rural, também chamado de Plus Code, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Além disso, mostra como é o traçado das vias rurais que chegam a cada localização.

As informações do endereçamento rural digital (EDR) podem ser utilizadas em serviços como Google Earth e outros sistemas de informação Geográfica (SIG), e em aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e outros.

O produtor rural deverá procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento para receber seu código digital e as instruções de como utilizar para seu benefício.

O produtor rural deverá levar no atendimento documentos do imóvel: documentos de posse ou matrícula e documento pessoal.