Cultura - Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023

Natal Encantado é inaugurado em Itapetininga com luzes em 15 praças e rotatórias

O Natal Encantado de Itapetininga foi inaugurado neste sábado, dia 2, com a abertura oficial. A Praça Peixoto Gomide ficou lotada para ver os enfeites, show de luzes, árvores e a chegada do Papai Noel na cidade.  Conforme a Prefeitura, foram dobrados os investimentos em infraestrutura. Neste ano, são 15 locais, entre praças e rotatórias, que ganharam enfeites e luzes.

Além disso, a população que quiser ir à noite ou aos finais de semana no centro terá transporte de ônibus urbano gratuito. As duas ações, conforme a gestão, fortalecem o comércio local e a economia.

Neste Natal Encantado, a decoração de luzes envolveu árvores, postes, túneis e estrelas. Na Praça Peixoto Gomide, as barracas também foram decoradas com os enfeites natalinos. A expectativa da gestão municipal é fortalecer também o turismo, já que a cidade costuma receber visitantes de municípios vizinhos para as áreas do comércio e serviço.

Para Sara Camargo, vendedora de doce, é a maior iluminação de Natal  feita na Praça Peixoto Gomide.  Isso deve garantir maior rendimento para o comércio. “Teremos maior faturamento, pois haverá mais público”, comentou a vendedora. Ela que começou a trabalhar neste sábado disse que sua expectativa aumentou após verificar como ficou todos os enfeites instalados. “Ficou bem bonito”, definiu com  um largo sorriso.

A mesma opinião compartilha o administrador Eduardo Pontes que afirmou que a iluminação “surpreendeu”. Os enfeites diferentes ao longo da praça garantiram beleza. Pontes avalia que a iluminação deixa a cidade no “clima” natalino. Ele também aprovou a Prefeitura de Itapetininga ter liberado transporte gratuito à noite de segunda a sexta, sábado à tarde e domingo o dia inteiro.  “É fundamental”, resumiu o administrador.

Papai Noel

A Praça Peixoto Gomide ficou lotada de crianças que foram para ver o Papai Noel. Muitas crianças queriam ter a oportunidade de conversar com o “bom velhinho” e pedir um presente. É o caso de Lucas, 5 anos, que sonha em ter um vídeo game. Vânia Gonçalves, que aguardava a chegada do Papai Noel contou que o filho sempre atende suas orientações. “Acho que “Ele” vai trazer o presente”, avalia.

Já as irmãs Júlia, 6 anos, e Joyce, 7 anos, estavam inquietas e preocupadas com a demora do Papai Noel. Júlia disse que iria pedir uma boneca Barbie. Joyce também, mas qualquer boneca. “Não precisa ser Barbie para eu brincar”, afirmou Joyce.  Sua mãe, Rosa Mendonça disse que as duas meninas juntas garantem todas as suas preocupações. “Se estão quietas, fico atenta. Se tem discussão, tenho que explicar. Mas no final, elas são ótimas.”

Parcerias

O Natal Encantado da Prefeitura de Itapetininga conta com o apoio da  Associação Comercial de Itapetininga, Câmara Municipal de Itapetininga, Sindicado dos Comerciários de Itapetininga e Sindicato do Comércio de Itapetininga. Além disso, diversas empresas também são parceiras no show de luzes nos 15 pontos escolhidos para receber iluminação na cidade.