Saúde - Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023

Prefeitura de Itapetininga realiza Campanha “Fique Sabendo HIV” com testes rápidos

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, dará início a partir do dia 1º de Dezembro, à Campanha Fique Sabendo 2023.

A Campanha, que acontece anualmente, é uma mobilização de incentivo ao teste de HIV e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.

Além de todas as unidades do município intensificarem a oferta dos testes, serão desenvolvidas ações com oferta de testes e orientação nos seguintes locais e horários:

01/12 (Sexta-feira) das 20h às 23h Em frente ao Itapetininga Shopping

02/12 (Sábado) das 20h às 23h Em frente ao Itapetininga Shopping

03/12 (Domingo) das 08h às 12h Feira Livre

04/12 (Segunda-feira) das 09h às 12h USF Taboãozinho

05/12 (Terça-feira) das 09h às 12h UBS Belo Horizonte

06/12 (Quarta-feira) das 09h às 12h UBS Rio Branco

07/12 (Quinta-feira) das 09h às 12h USF Vila Arruda

08/12 (Sexta-feira) das 09h às 12h UBS Bela Vista

Nos locais serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O resultado sai na hora, em aproximadamente 15 minutos. Para fazer o teste basta apresentar um documento com foto.

A testagem é simples, segura, confidencial e é realizada a partir da coleta de uma gota de sangue retirado da ponta do dedo. Caso o teste dê resultado positivo, o paciente recebe o acolhimento e as orientações da equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica. O tratamento e toda medicação são garantidos pelo SUS.

Saiba mais sobre o HIV:

O que é o HIV?

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids (da sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV, caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

Transmissão:

O vírus HIV é transmitido por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Sintomas:

Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da Aids, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV – tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. O organismo leva de 8 a 12 semanas após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida. Caso haja suspeita de infecção pelo HIV, procure uma unidade de saúde e realize o teste.

Quais as recomendações para quem foi diagnosticado com HIV?

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. O sigilo e o aconselhamento pré e pós-teste são garantidos. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA/MS) e por ela controlados.

O (SAE) é serviço de assistência especializada em IST - HIV/AIDS. O objetivo é proporcionar uma forma de assistência de qualidade as pessoas vivendo com HIV/AIDS e Hepatites Virais, com a finalidade de prestar assistência clínica, terapêutica, farmacêutica e psicossocial, em nível ambulatorial, fixando o paciente a uma equipe multidisciplinar que o acompanhará ao longo de sua doença.

A batalha contra a doença é embasada em três pilares: prevenção, testagem e tratamento.

Quais os programas da Prefeitura para prevenção do HIV?

Além das orientações sobre a doença e formas de prevenção em palestras e eventos, existem:

O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) - Que consiste na oferta do diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatite B e C à toda população. Além de existir na Vigilância Epidemiológica, os testes também são realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde;

PEP (Profilaxia Pós Exposição) - É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica. -Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.

PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) - Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.

Todas as unidades de saúde entregam gratuitamente preservativos femininos e masculinos.