Cultura - Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015

Leitura Mania realiza Formatura de alunos da Varginha

Leitura Mania realiza Formatura de alunos da Varginha

O Projeto Leitura Mania é uma iniciativa municipal e faz parte de uma série de projetos realizados pela Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque - Secretaria de Cultura e Turismo, que tem como objetivo democratizar não somente seu espaço, mas estendê-lo às demais comunidades do município, levando o incentivo ao livro, leitura e literatura.

Participam do projeto alunos de 5º anos, com idades de 10 a 12 anos aproximadamente.

Direcionado à zona rural, a intenção é levar às comunidades mais distantes ações motivadoras e multiplicadoras para que mais pessoas da comunidade rural possam ser beneficiadas, e principalmente terem o direito de acesso ao livro, leitura e literatura garantidos.

É uma oficina de formação de mediadores de leitura, alunos que irão, depois de formados ler para outras pessoas. A oficina tem a duração de 10 horas, organizada em encontros de 2 horas cada. O encerramento é com a formatura dos jovens mediadores.

Temos hoje, 38 mediadores formados, 17 pela escola EMEF Julieta Rolim da Silva, Bairro do Rechã e 21 da EMEIF José Lauro Ferreira, Bairro da Varginha.

Em setembro mais 20 alunos das comunidades do Bairro do Gramadinho e Bairro da Conceição, em novembro mais 20 alunos do Bairro do Morro do Alto. Pretendemos chegar ao final do ano com quase 80 mediadores de leitura que irão levar livros, leitura e literatura por meio da mediação a demais alunos e pessoas da comunidade onde vivem.

O Leitura Mania, é uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da Biblioteca Municipal Dr. “Júlio Prestes de Albuquerque” e Secretaria de Educação de Itapetininga, para formação de mediadores de leitura na Zona Rural do Munícipio. O projeto é desenvolvido especificamente para estimular o aperfeiçoamento do leitor e sua formação como mediador de leitura. É um projeto contínuo de estimulo à leitura, aperfeiçoando assim, a capacidade de ler, compreender e transformar a realidade que os cerca.