Agricultura e Agronegócio - Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023

Vacinação contra Febre Aftosa vai até 30 de novembro

Vacinação contra Febre Aftosa vai até 30 de novembro

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa ao setor produtivo que a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo se encerra no dia 30 de novembro.

Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com faixa etária até 24 meses, o que corresponde à aproximadamente cinco milhões de animais.

O criador deve se organizar para fazer a vacinação dentro do prazo estabelecido pela legislação.

De acordo com a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, o criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas que variam de 03 a 05 UFESP’s por animal, sendo de 05 UFESP’s (171,30 reais) por cabeça que deixar de vacinar e 03 UFESP’s (102,78 reais) por cabeça que deixar de comunicar. O valor de cada UFESP - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é de 34,26 reais para o ano de 2023.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, sendo causada por um vírus, com sete tipos diferentes, que pode se espalhar rapidamente.

O principal efeito da febre aftosa é comercial. A doença afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais suscetíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa, afetando negativamente a pecuária e toda a economia do país, com graves consequências sociais. A ocorrência da doença também tem efeitos diretos sobre o bem-estar animal, na produção e produtividade dos rebanhos e é uma ameaça à segurança alimentar.

A vacinação dos bovinos e búfalos, seguindo o calendário oficial de cada estado ou região, tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença.

Mais informações:

Defesa Agropecuária - Rua Cel. Pedro Dias Batista, 1405, centro