Esportes e Recreação - Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023

Secretaria de Esporte de Itapetininga realiza Torneio de Basquete 3x3 neste domingo, dia 29

Neste domingo, dia 29, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga irá realizar  o Torneio de Basquete “3x3”. O evento será realizado no Ginásio Mário Carlos Martins, às 8h30.O torneio contará 33 equipes, nas categorias masculino e feminino sub14, sub16 e sub18 e feminino adulto. Além de atletas itapetininganos, haverá a participação de equipes da cidade de Angatuba e Pilar do Sul.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) define o basquete 3x3 como “uma variação emocionante, urbana e inovadora do basquete”. A partida conta com três jogadores em cada equipe em uma configuração de meia quadra com um aro e tabela. De acordo com o COI, essa atividade é considerada o esporte coletivo urbano número um do mundo.

O basquete 3x3 teve suas origens nas áreas urbanas dos Estados Unidos da América no final dos anos 1980, onde a forma condensada de basquete era frequentemente praticada em quintais e parques antes de eventualmente evoluir para um fenômeno cultural.

A modalidade entrou para o quadro de esportes olímpicos nas últimas  que ocorreram em Tóquio, em 2020. Em 2024, em Paris, o basquete 3x3 continua integrando a competição esportiva mais importante do mundo.