Trabalho e Desenvolvimento - Terça-feira, 03 de Outubro de 2023

Itapetininga registra saldo positivo de 1.436 novos postos de trabalho, diz Caged

A cidade de Itapetininga registrou novamente, em agosto, saldo positivo na geração de emprego. Foram criados, neste período, 220 novos postos com carteira de trabalho assinada. No acumulado dos oito meses, Itapetininga soma 1.436 empregos formais. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O crescimento de Itapetininga superou a variação da média nacional. Os números locais no acumulado do ano  foram de 3,92% em relação ao ano passado e ultrapassaram a média nacional de 3,27%. Na comparação a agosto, a cidade também apresentou resultado superior ao registrar crescimento de 0,58% contra 0,51% do país. Para a gestão municipal, os números demonstram o aquecimento da economia da cidade.

O destaque na geração de empregos, em agosto, na cidade ficou com a Indústria, que liderou o ranking de agosto, com 80 vagas de saldo positivo. Todos os demais setores econômicos registraram avanços. A Agropecuária  alcançou 79 vagas, Comércio teve 48 e Serviços ficou com 31.

A Prefeitura de Itapetininga tem colaborado, de forma decisiva, na atração de investimentos, com licença de funcionamento e alvarás de construção no menor tempo possível. Além disso, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), para encaminhar trabalhadores para as vagas nas empresas. Durante o período, a gestão tem disponibilizado cursos e capacitações em parceria com o Sebrae, com a finalidade de fomentar o setor privado. Além de cursos, no Centro Profissionalizante Municipal (Ceprom) e Fundo Social.