Educação - Terça-feira, 16 de Junho de 2015

Alunos comemoram Semana do Meio Ambiente

Pensando em mostrar à comunidade todo o trabalho desenvolvido junto aos alunos do PIME (Programa Itapetininga Mais Educação) e do Programa Mais Educação em parceria com o Governo Federal da Rede Municipal de Educação, foi comemorada a Semana do Meio Ambiente.

A abertura aconteceu na antiga Câmara Municipal, na manhã do dia 29 de maio, com a presença de autoridades e de alunos do 5º e 8º ano do Ensino Fundamental, que puderam assistir à palestra com o ambientalista Gabriel Rezende.

Em seguida, de forma lúdica, tanto alunos do Período Integral do Ensino Fundamental, quanto alunos dos CECs (Centros de Educação Complementar), apresentaram no Largo dos Amores dança, teatro, capoeira, fanfarra com materiais reciclados, entre outras atividades, visando levar ao conhecimento do público, as atividades desenvolvidas pelos alunos.

O evento aconteceu de 29 de maio até 3 de junho, com apresentações de manhã e à tarde no Largo dos Amores. Simultaneamente aconteceram palestras com profissionais da área, como o técnico ambiental da Prefeitura, Edson Estanagel, Yasmin e Renato da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriel Resende, da Unimed e  Júlio Mário de Freitas da empresa Duratex.

Educação Integral

Itapetininga tem saído à frente em relação à Educação Integral, desenvolvendo a intersetorialidade os educadores, diretores e coordenadores ligados ao desenvolvimento integral dos alunos. Crianças, adolescentes e jovens participam de um trabalho articulado entre as pessoas, instituições e políticas que constituem a vida dos estados, municípios e comunidade. E é o diálogo entre esses diversos setores que permite construir um conjunto de ações integradas, capazes de responder com maior eficiência aos desafios propostos pela educação integral.

Para que territórios, escolas e instituições educativas respondam a esse desafio, é necessário que se forme uma rede intersetorial, com habilidades diversas, capaz de olhar para as diversas dimensões de um indivíduo: física, intelectual, social, afetiva e simbólica.