Saúde - Terça-feira, 29 de Agosto de 2023

Programa de Atenção ao Paciente Idoso (Papi) e Ambulatório de Pneumologia de Itapetininga terão novo endereço

O Programação de Atenção ao Paciente Idoso (Papi) e Ambulatório de Pneumologia de Itapetininga irão mudar de endereço. O Papi oferece atendimento exclusivo para as pessoas acima de 60 anos. O serviço de saúde é de graça. O novo espaço será na rua Coronel Afonso, 603, Centro. A unidade começa atender a partir do dia 4 de setembro, em nova localidade. A intenção é melhorar ainda mais o acolhimento ao público, com a unidade mais próxima da área central da cidade.
Em média, são atendidas 500 pessoas por mês por uma equipe multidisciplinar. Dois médicos geriatras fazem as consultas quatro vezes por semana. Tem ainda enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e nutricionista. O serviço conta com consultas agendadas e funciona das 7h às 17h de segunda a sexta. O local é mantido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Cada paciente é submetido a uma investigação para diagnosticar a doença. Eles iniciam o tratamento no momento que são acolhidos pelo programa, através de encaminhamentos realizados pela atenção básica. A finalidade do Papi é recuperar e promover a autonomia dos idosos.  Isso se dá  através de um atendimento especializado e multiprofissional que acarreta a diminuição de internações e doenças.
O projeto atende pacientes com diversas doenças, como pessoas com sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Mal de Parkinson, Alzheimer, Diabetes e Hipertensos, que são consideradas as de maiores incidências. Os idosos precisam comparecer na unidade. Só em casos de pacientes acamados uma equipe se desloca para casa prestar atendimento.

Ambulatório de Pneumologia de Itapetininga
O Ambulatório de Pneumologia de Itapetininga tem por finalidade proporcionar aos pacientes a linha de cuidados em doenças pulmonares através de atendimento médico especializado integrado com equipe multiprofissional.
A unidade oferece reabilitação pulmonar, programas educativos para pacientes e profissionais da área da saúde, treinamentos a atenção primária e criação de projetos específicos para patologias como Asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).
Por ser um programa exclusivamente ambulatorial, tem cadastrado atualmente cerca de 565 pacientes ativos, sendo eles atendidos no ambulatório . O serviço conta com atendimentos agendados e funciona das 7h às 17h de segunda a sexta.
Neste ambulatório os pacientes são atendidos de acordo com sua necessidade por uma equipe multidisciplinar composta por: médico pneumologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista.