Saúde - Quinta-feira, 24 de Agosto de 2023

Itapetininga recebe Prêmio Luiza Matida por eliminar a transmissão vertical do HIV

A Secretaria de Saúde de Itapetininga, por meio do Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Departamento de Vigilância Epidemiológica, recebeu o Prêmio Luiza Matida 2022 por ter eliminado a transmissão vertical do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Isto significa que o município não registrou nenhum caso de HIV passado de mãe para bebê ao longo de 2022. A transmissão vertical pode acontecer durante a gestação, parto ou na amamentação. A premiação foi no Centro de Convenções Ibirapuera, em São Paulo.

É importante destacar que Itapetininga não registra a transmissão vertical do HIV há 7 anos.

Para a Secretaria de Saúde do município, o prêmio é o reconhecimento pelo trabalho e empenho das equipes de saúde em cumprir os protocolos de tratamento e prevenção do vírus, em especial, os profissionais da Vigilância Epidemiológica e unidades de saúde que atuam diretamente na área.

A Secretaria de Saúde ressaltou ainda que no município todas as gestantes recebem acompanhamento desde o início da gestação e durante todo o pré-natal.

Luiza Matida

O nome da premiação é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida. Falecida em 2014, ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da Sífilis no estado de São Paulo e trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.