Cultura - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023

Biblioteca Municipal retoma encontros do “Clube de Leitura” no dia 19

Biblioteca Municipal retoma encontros do “Clube de Leitura” no dia 19

A Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, em Itapetininga, retomará o “Clube de Leitura” presencialmente, dessa vez com Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, o Siseb.

O encontro será dia 19 de agosto, sábado, às 15h30, na Biblioteca Municipal e a obra escolhida é “A Festa de Babette”, de Karen Blixen. O livro está disponível para empréstimo nos acervos físico e digital da Biblioteca e no acervo da Biblion. Não é preciso se inscrever para participar e o bate-papo é aberto a toda a população.

Por meio dessa parceria com o Siseb, o mediador e outros funcionários da biblioteca receberão treinamento para conduzir os debates e utilizarão obras do acervo da plataforma gratuita de leitura online, Biblion.

A mediação do encontro ficará por conta do professor de Língua Portuguesa, Carlos Eduardo Souza Queiroz, que é membro ativo do Clube. Queiroz mediou voluntariamente diversos debates e participou da formação de mediadores promovida pelo Siseb.

O que é e como ter acesso ao Biblion

O Biblion é a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo, que conecta a população ao mundo da leitura. Ele tem um acervo preparado por curadoria especializada, atualizado constantemente e que conta com livros infantis, de romance, suspense, poesia, biografias e muito mais. Além de livros digitais, audiolivros também estão disponíveis.

A plataforma permite leitura offline, tem ferramentas intuitivas para busca, através de título, assunto ou autor, dados estatísticos de leitura de cada usuário, recursos de acessibilidade, livros em vários idiomas e possiblidade de participar de clubes de leitura, seminários, podcasts e muito mais.

Para acessar a plataforma, basta baixar o aplicativo gratuitamente ou clicar no site https://www.biblion.org.br/

O próximo passo é ir em ‘se cadastrar e fazer login’, inserir seus dados pessoais e procurar a obra na lupa. O leitor pode ler seu livro em até 15 dias, mas é possível renovar o prazo.

Sobre a obra “A Festa de Babette”

A história se passa na Noruega e começa quando a francesa Babette chega a um vilarejo, fugindo do Massacre à Comuna de Paris, em 1871. Ela bate na porta de duas senhoras puritanas, onde é acolhida para trabalhar como cozinheira em troca de moradia.

Tudo muda quando Babette ganha muito dinheiro numa espécie de loteria da região. As senhoras que a acolheram esperam que a cozinheira vá embora para sempre, mas a surpresa é que ela desafia ideias pré-concebidas, criando uma grande celebração à vida.

A obra é um conto, com uma estrutura simples, mas com o poder de surpreender e emocionar.

Sobre o Clube de Leitura da Biblioteca Municipal

O Clube existe desde 2014 e, desde então, se reúne na Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” para encontros mensais abertos a toda a população para debater obras de diversos gêneros. Já foram lidos quase 100 livros, entre romances nacionais e internacionais, contos, poesias e livros reportagem. Em muitos encontros, o Clube debateu livros de autores regionais e contou com a presença dos próprios escritores.

O Clube também participou do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, um reconhecimento a grupos e movimentos que fazem a diferença em sua comunidade, promovendo o hábito de ler e realizando atividades relevantes em espaços de leitura.

Desde a pandemia os encontros passaram a ser virtuais, por meio de plataformas de reunião online, e agora os encontros presenciais serão retomados.