Trânsito e Cidadania - Quarta-feira, 06 de Maio de 2015

Prefeitura lança campanha ‘Maio Amarelo’

A Prefeitura de Itapetininga, em conjunto com a Secretaria de Trânsito, está lançando a campanha de conscientização 'Maio Amarelo'.  A ideia da campanha é reduzir os índices de acidentes de trânsito, além de colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

Durante todo o mês de maio, várias ações de educação, conscientização e cidadania no trânsito serão intensificadas nas ruas e escolas.  Serão palestras, blitz educativas, painéis educativos, caminhadas e movimentos artísticos.

“Nossa ideia é agregar o máximo de ações junto à população e outras esferas da sociedade para trazer cidadania para o trânsito do nosso município. As ações visam mostrar que com a participação de todos, os índices de acidentes podem diminuir substancialmente. Durante todo o mês, nossa Secretaria fará intervenções. Nesta semana, algumas faixas de pedestres estão sendo pintadas de amarelo para chamar a atenção. Esse é um movimento que extrapola o poder público, é um movimento de Itapetininga, por Itapetininga”, explicou a Secretária de Trânsito e Cidadania, Samira Albuquerque.

Ela também fala sobre a importância na longevidade desta ação, para que as ideias possam ser estendidas durante todos os dias do ano.  “Esperamos que com esse primeiro ato, a sociedade estenda a conscientização do mês de maio para todos os meses do ano e que nosso trânsito possa ser exemplo”. O Comandante da Guarda Municipal Adules Cerejo reitera, “Quando falamos de trânsito, falamos de você.  Motoristas e pedestres conscientes, evitam acidentes”.

Várias vias de Itapetininga já estão com as suas faixas de pedestres pintadas com a cor amarela e na semana que vem outras ações estão programadas. Confira no Semanário Oficial e nas redes sociais da Prefeitura o cronograma de intervenções e faça parte dessa ação inovadora. Maio Amarelo! Atenção pela vida!

Conheça um pouco mais

Por que maio?

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo.

Por que amarelo?

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Concurso Cultural

A Secretaria da Educação promoveu um concurso cultural com todos os alunos dos quartos anos da rede básica e escolheu 31 frases sobre a conscientização no trânsito e que ficarão expostas nas fachadas das escolas, através de faixas.

Ações

PINTURA DAS FAIXAS DE PEDESTRES: Com tons AMARELOS ( as localizadas em maior fluxo de pessoas e veículos, como forma de conscientização de todos)

BLITZ ATENÇÃO PELA VIDA : Parceria Guarda Civil e Movimento Jovem (Entrega de material Educativo e Adesivamento dos veículos em vários bairros da cidade).

CARTA DE CONSCIENTIZAÇÃO : ATENÇÃO PELA VIDA

PALESTRAS: ALERTA PELA VIDA

Data : 04/05 – 14:30 horas – Local : Teatro Abílio Vitor

Público: Movimento Jovem / CRAS Itapetininga