Cultura - Quarta-feira, 06 de Maio de 2015

Biblioteca lança projeto LITERA GALERA

Na quarta-feira, dia 29 de abril a Secretaria de Cultura e Turismo – Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque iniciou mais um projeto em Parceria com Secretaria da Promoção Social – CRÁS Movimento Jovem: o LITERA GALERA!

LITEARA GALERA, é uma oficina de 10 horas organizada em 5 encontros para a formação de mediadores de leitura e literatura, um trabalho desenvolvido especificamente para estimular a formação e aperfeiçoamento do leitor e também, a formação de mediadores de leitura.

A partir da consciência que a leitura e imprescindível a toda pessoa para ler o mundo, ter informação, ler livros e também ler a si mesmo, é fundamental o investimento em ações que estimulem a formação do leitor, sobretudo o leitor competente.

Assim, o “LITERA GALERA”, é um projeto contínuo de estimulo à leitura e a formação de novos leitores e mediadores de leitura aperfeiçoando a capacidade de ler, compreender e transformar a realidade que os cerca.

O primeiro encontro ressaltou a importância e a capacidade de cada jovem presente em contribuir para a transformação da nossa comunidade por meio da mediação de leitura. Eles serão os protagonistas da construção de uma nova história na vida de muitas pessoas. É possível acreditar que a mudança pode acontecer!! Façamos uma Itapetininga cheia de leitores.

Conheça o Projeto

Objetivos:

•             Articular e fortalecer ações de leitura com os jovens integrantes do Movimento Jovem – Itapetininga;

•             Contribuir para a formação de leitores e mediadores de leitura;

•             Ampliar o repertório de livros conhecidos pelos integrantes;

•             Melhorar a capacidade de comunicação, bem como enriquecer o vocabulário;

•             Proporcionar situações de lazer, prazer e entretenimento provocadas pelo livro e leitura;

Realização:

Carga horária de 10 horas, divididas em 6 horas de atividades e 4 horas para estágio – atividades práticas de mediação de leitura junto a comunidade.

•             3 encontros de 2 horas cada para formação do mediador;

•             2 encontros de 2 horas de atividade prática, 1 para realização e 1 para avaliação dos resultados;

Conteúdo:

•  Mediação de Leitura – O que é?;

•  Linguagem oral e linguagem escrita;

•  A função da literatura;

•  Papel do Mediador de Leitura;

•  Espaço de Leitura – Como organizar?;

•  Acervo de Livro – Como escolher os livros;

•  Ler e ouvir – Experimentando a mediação de Leitura de textos literários;

•  Planejamento da mediação de leitura de textos literários – O que é e como se faz;

•  Estágio da Mediação de Leitura;

•  Registro – Como fazer?;