Esportes e Recreação - Segunda-feira, 12 de Junho de 2023

Duas mil pessoas se reúnem em Itapetininga para corrida e caminhada do Circuito Cidades Paulistas

Itapetininga tem sido palco de diversos eventos esportivos e a corrida de rua tem sido uma das modalidades mais praticadas, tanto por atletas amadores como por profissionais.

No último domingo (11/06), cerca de 2.000 pessoas se reuniram nas imediações da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude para a primeira etapa do ano do Circuito Cidades Paulistas, evento gratuito que teve corridas de 5 e 10 km, além de uma caminhada de 5 km. A gratuidade nas inscrições se deve à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE).

A etapa de Itapetininga do Circuito Cidades Paulistas teve patrocínio de uma loja de utilidades domésticas presente em 23 cidades do interior paulista.

Os participantes começaram a chegar ao local do evento a partir das 7h, às 7h30 uma professora de educação física comandou uma sessão de alongamento e aquecimento e às 8h foi autorizada a largada para todas as distâncias com os termômetros marcando 18°C.

Durante o evento, os organizadores destacaram que Itapetininga é referência no Estado, tanto pela estrutura que oferece para as provas e por ser uma cidade que promove inúmeros eventos esportivos, e principalmente, por envolver a população em gestos solidários, com a doação voluntária de itens que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade. Neste caso, foram arrecadados mais de 1,5 mil brinquedos, que serão destinados ao FSS.

Vovó atleta: Neusa Rosa Ribeiro, de 80 anos, prestigiou o Circuito Cidades Paulistas de Itapetininga participando da caminhada de 5 km. "Eu fiz o percurso inteiro sem me cansar, porque eu faço academia e aula de ginástica", conta. "Eu já cuidei de filho, neto, bisneto e agora está na hora de cuidar de mim para ter saúde", completa Neusa que ainda dá um recado para os jovens: "Não pode ficar só no celular, precisa sair para fazer corrida e interagir com as pessoas".

Bombeiro corredor: Cesar de Oliveira Martins correu os 5 km da prova trajado com o uniforme de combate a incêndio. "A atividade física faz parte da nossa rotina e hoje tive o prazer de terminar a prova usando a roupa", conta Cesar que faz parte do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. "Sempre busco fazer meu melhor para desafiar o corpo".

Sítio do Pica Pau Amarelo: Arlete Alvez participou da corrida de 5 km do Circuito Cidades Paulistas Itapetininga vestida com uma fantasia de Emília, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo. "Comecei nas corridas para adquirir saúde e elas transformaram a minha vida. O esporte me traz uma ótima vibração", relata a corredora que veio de Sorocaba (SP).

Família reunida: Matheus Bonafonte participou dos 5 km ao lado da esposa Érica e do filho Miguel Henrique. "O intuito desses eventos é promover saúde e viemos para incentivar nosso filho a continuar nesse meio", ressalta Matheus que é proprietário de uma academia. "Nunca é tarde para começar e, para mudar seu estilo de vida, basta querer", completa.

Campeão: Adam Felipe Kuba veio de Santa Bárbara do Oeste (SP) para participar dos 10 km do evento e garantiu o primeiro lugar do pódio. "Eu corro desde novembro de 2022 e hoje o dia estava muito bom para correr. O percurso foi ótimo e a organização também", conta o campeão que marcou 40min35 e foi seguido por Adenilton Rogerio Vieira (49min31) e Adilson Dias dos Santos (55min39).

Campeã: Já entre as mulheres dos 10 km, a representante de Itapetininga, Gisele Aparecida Correa, venceu com 46min54 e foi seguida por Lilian Cristina Hein (48min25) e Aline Souza de Queiros (52min30). "Hoje eu me superei, porque estou há algum tempo sem treino. A prova foi muito bacana e a organização está de parabéns", conta a campeã.

Nos 5 km da prova masculina, a vitória ficou com Jonathas Barbosa dos Santos ao marcar 16min57 e foi seguido por Lucas Danilo de Freitas (17min34) e Rodrigo Vieira (17min36). Entre as mulheres, a vitória foi de Bruna Caroline Moraes (21min11), seguida por Andressa Souza (22min42) e Maria dos Santos (22min53).

A etapa Itapetininga do Circuito Cidades Paulistas é uma realização da Associação de Cultura e Esporte Social Rede Acesso, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE) e da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com parceria da Prefeitura de Itapetininga.

Os resultados completos, assim como as fotos, estarão disponíveis em breve no site circuitocidadespaulistas.com.br.

Fotos: (Daniel Melo/ Atihé Films.) / (Yoshiya Suwa/ Rede Acesso.)