Agricultura e Agronegócio - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023

Técnicos do Serviços de Inspeção Municipal (SIM) realizam palestra na Fatec de Itapetininga

Os técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado  à Secretaria da Agricultura de Itapetininga, realizaram uma palestra na Fatec de Itapetininga. O evento aconteceu nesta segunda-feira, dia 22,  e teve a participação dos alunos do 3° e 4° semestres no período noturno do curso de Agronegócio.

Itapetininga conta com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para a legalização, fiscalização e inspeção de produtos de origem animal produzidos, vendidos e comercializados, visando a garantia de qualidade e segurança alimentar aos consumidores.

O SIM é um registro concedido aos estabelecimentos que se adequam às normas e leis vigentes, assegurando ao consumidor a qualidade e a segurança do alimento de origem animal. O SIM traz benefícios, gerando oportunidades e fortalecimento da economia, pois os produtos de origem animal podem ser comercializados dentro do município, aumentando a circulação do dinheiro na cidade.

Ainda, o município aderiu ao SISBI – POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Itapetininga foi o 5º município no estado de São Paulo, permitindo aos estabelecimentos certificados para venda em todo o território nacional. A primeira empresa certificada no município com o selo SISBI-POA foi Basleite, da cadeia produtiva do leite, e a Feichtenberger foi a segunda do município, do setor de embutidos.

ODS – 02 - Fome Zero e Agricultura Sustentável

0DS – 04 ODS – Educação de Qualidade