Agricultura e Agronegócio - Quinta-feira, 11 de Maio de 2023

Itapetininga promove “Dia de Campo de Pecuária Leiteira” com palestras técnicas para produtores rurais

A Prefeitura de Itapetininga promoveu nesta segunda-feira, dia 8,  mais uma visita técnica sobre o Programa de Pecuária Leiteira. O objetivo do projeto é tornar a atividade leiteira economicamente viável mesmo em pequenas áreas, através de assistência técnica. A programação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Quatro propriedades rurais integram o programa e funcionam como Unidades  Demonstrativas de Bovinocultura Leiteira. As quatro unidades recebem o acompanhamento do técnico agrícola, ligado à Secretaria da Agricultura e Agronegócio, e de médico veterinário, quando necessário. Os produtores rurais visitantes conheceram os resultados e houve uma troca de experiências.

Nesta semana, a propriedade visitada foi o Sítio Nossa Senhora Aparecida, no Distrito da Conceição. O técnico agrícola orientou sobre alimentação de inverno do rebanho,  adubação para pastagem, milho e aveia. Por exemplo, com o manejo correto, uma área plantada com aveia permite até três pastejos durante os meses de inverno, com sobra de matéria orgânica para a próxima cultura. De modo geral, o programa fomenta o empreendedorismo, a melhoria de renda no campo e a economia circular.

Conforme a Secretaria de Agricultura e Agronegócio, a intenção é difundir informações e tecnologias aos produtores e fomentar a atividade para ampliar a produção de leite. A cidade possui laticínios instalados, com isso amplia o  potencial de compra do produto local, e há leis que incentivam a produção artesanal dos derivados de leite, como queijo e iogurte.