Promoção Social - Quarta-feira, 10 de Maio de 2023

ATIVIDADES COLETIVAS REALIZADAS NOS CRAS NO MÊS DE ABRIL

ATIVIDADES COLETIVAS REALIZADAS NOS CRAS NO MÊS DE ABRIL

No mês de abril, as unidades dos CRAS dentro dos atendimentos ofertados, realizaram atividades coletivas que complementam o atendimento técnico tendo como objetivo, promover junto aos usuários do serviço, o acesso à informações e orientações essenciais, com vistas a ampliar o universo informacional das famílias, que as ajudem acessar seus direitos.

“DE PAPO COM A COMUNIDADE”

A Secretaria Municipal de Promoção Social através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lívia Fidelis, situado na rua Josué Carrascal Filho, nº 140 – Vila Hungria, realizou no último dia 25 de abril, a atividade “De Papo com a Comunidade”, que neste mês teve levou informações aos usuários do serviço, sobre as novas orientações sobre o Programa Federal Bolsa Família 2023, por meio de Palestra conduzida equipe técnica do CRAS, composta pela Coordenadora Amy Lara, a Assistente Social Jéssica Mariano. No encontro, foi abordado temáticas como as condicionalidades do Programa Bolsa Família, o Cadastro Único e as leis vigentes relacionadas ao tema.

O programa Bolsa Família tem como objetivo a transferência de renda às famílias e pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, garantindo-lhes os direitos mínimos. Para ser beneficiário de qualquer programa oferecido pela assistência social, é necessário que o responsável pela família se dirija ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região e realize o Cadastro Único.

A inscrição no Cadastro Único não garante que a família vai ser automaticamente inserida no Bolsa Família. Após a inscrição é feita uma análise das condições da família, por parte Governo Federal, considerando diversos requisitos.

Depois de confirmada a inserção no programa, as famílias beneficiárias devem estar vinculadas permanentemente aos serviços de cuidado com a saúde das gestantes, devem fazer acompanhamento sistemático das condições de nutrição das crianças, e ainda, as crianças em idade escolar precisam observar uma frequência mínima de comparecimento à escola.

O objetivo das ações realizadas pela Secretaria de Promoção Social é esclarecer possíveis dúvidas sobre o Programa Bolsa Família, alertar sobre a necessidade da atualização permanente do cadastro, realizar o recadastramento conforme necessário, e por último, incentivar os interessados a realizarem o Cadastro Único.

Este trabalho faz parte de um cronograma do CRAS, servindo como encontro de orientação para as famílias, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade.

"DE OLHO NA INFORMAÇÃO "

Para aqueles usuários que aguardam o atendimento para os serviços ofertados, o CRAS Regiane Félix tem feito breves rodas de conversa, prestando inúmeras orientações e informações de interesse dos usuários.

Essa atividade vem trazendo inúmeros benefícios para os usuários pois, enquanto ele aguarda o atendimento técnico individual, mesmo a espera sendo breve, recebe um atendimento coletivo com aquelas orientações que são imprescindíveis e necessárias para a manutenção do seu Cadastro Único, como os programas do Bolsa Família e demais benefícios sociais, vagas de emprego, entre outros.

CRAS realiza atividades com idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Os CRAS pensando nas potencialidades dos vínculos, tem como objetivo geral ofertar o serviço em complementação ao trabalho social com famílias desenvolvido pelos CRAS para fortalecimento do protagonismo e autonomia, da convivência familiar e comunitária como forma de prevenção das situações de risco social tais como segregação e institucionalização.

Tendo em vista, o processo de envelhecimento, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para: o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.

Essa dinâmica faz parte do percurso de valorização da pessoa idosa, trabalhado pela equipe do SCFV, e tem a finalidade de proporcionar um encontro diferente, além de estimular o envelhecimento ativo e saudável dos usuários, mediante rodas de conversa, atividades em grupo, entre outras, colaborando para o processo de cooperação, convivência e socialização mediante troca de experiências.

CRAS Lívia Fidelis

CRAS Padre José