Agricultura e Agronegócio - Quarta-feira, 26 de Abril de 2023

Vacinação contra Febre Aftosa tem início no próximo dia 1º de maio

Vacinação contra Febre Aftosa tem início no próximo dia 1º de maio

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), informa que a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo em 2023 tem início no próximo dia 1º de maio.

Diferente da campanha de 2022, nesta etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 11 milhões de animais.

O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio e o produtor rural tem até o dia 07 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos, através do sistema informatizado de gestão de defesa vegetal e animal (GEDAVE).

Durante o mês da campanha, as equipes da Defesa Agropecuária vão a campo fiscalizar, de modo amostral, as vacinações. A atenção dos médicos-veterinários da Defesa Agropecuária estará focada na investigação epidemiológica para certificar a ausência de qualquer sinal de doenças em animais suscetíveis à febre aftosa. Similarmente, o criador deve inspecionar seus animais e informar imediatamente o serviço veterinário oficial a ocorrência de qualquer enfermidade no rebanho.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, sendo causada por um vírus, com sete tipos diferentes, que pode se espalhar rapidamente.

O principal efeito da febre aftosa é comercial. A doença afeta enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos. Devido ao alto poder de difusão do vírus e aos impactos econômicos provocados pela doença, os países estabelecem fortes barreiras à entrada de animais suscetíveis e seus produtos oriundos de regiões com ocorrência da febre aftosa, afetando negativamente a pecuária e toda a economia do país, com graves consequências sociais. A ocorrência da doença também tem efeitos diretos sobre o bem-estar animal, na produção e produtividade dos rebanhos e é uma ameaça à segurança alimentar.

A vacinação dos bovinos e búfalos, seguindo o calendário oficial de cada estado ou região, tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença.

Mais informações: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/noticias/2023/febre-aftosa-sao-paulo-se-prepara-para-campanha-de-maio-de-2023,1911.html