Agricultura e Agronegócio - Quarta-feira, 26 de Abril de 2023

Pecuaristas têm até o dia 31 de maio para vacinação contra Brucelose

Pecuaristas têm até o dia 31 de maio para vacinação contra Brucelose

Os pecuaristas têm até o dia 31 de maio para vacinar todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses contra a Brucelose, doença que se caracteriza por afecções endêmicas como abortamento no terço final de gestação.

A Declaração da Vacinação contra Brucelose tem prazo de encerramento em 7 de junho no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A vacinação contra a Brucelose é obrigatória, administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação.

A Brucelose bovina é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie.

Para manter e preservar o rebanho, a Defesa Agropecuária tem foco na obrigatoriedade da vacinação de bovinos com a vacina B19 ou RB51; no abate sanitário ou eutanásia de animais positivados com a doença e na apresentação de atestado negativo durante o trânsito de animais destinados à reprodução ou ainda, para participação em feiras, exposições, leilões e provas esportivas como rodeios.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, atua para levar informações e conscientizar os pecuaristas quanto à importância de cuidar dos seus animais de produção, fazendo a vacinação para prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças, mantendo-os saudáveis e minimizando os prejuízos econômicos, além de contribuir para proteger as pessoas contra os agentes circulantes dessas doenças.

Mais informações: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/noticias/2023/sanidade-animal-pecuaristas-tem-ate-dia-31-de-maio-para-vacinarem-rebanhos-contra-brucelose,1918.html