Esportes e Recreação - Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Itapetiningano Vinícius Proença é campeão do Triathlon “Capixaba de Ferro”, no Espírito Santo

Foi com garra, força de vontade e amor ao esporte que o paratleta de Itapetininga, Vinícius Proença, conseguiu cruzar a linha de chegada no primeiro lugar da "Capixaba de Ferro Desafio", no Espírito Santo.  A prova de Triathlon foi realizada no último domingo, dia 19, na Praia da Bacutia, em Guarapari.

Vinícius competiu na modalidade Duplo Standard Distance, composta por 3 km de natação em mar aberto, 80 km de ciclismo em handbike e 20 km na cadeira de corrida, com o tempo de 6 horas e 15 minutos, que garantiu a medalha de ouro em sua categoria.

"Foi uma prova de alto nível técnico, disputada por competidores da elite do triathlon nacional, como Marcos Vinícius Barcellos, primeiro paratleta capixaba que já conquistou o Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, em Florianópolis.  Além do calor de 37º, ainda tive que contornar uma situação, pois faltando 2 km para terminar a prova, furou um dos pneus da cadeira. Mas mesmo assim, não desisti e subi ao pódio. Agradeço primeiramente a Deus pela vitória, aos amigos, familiares e apoiadores que sempre acreditam no meu potencial esportivo" destacou o itapetiningano que atualmente se encontra entre os cinco primeiros classificados no ranking nacional de Paratriathlon e nas corridas em cadeiras.

A prova que contou com participação de 500 atletas de 19 estados e dois países, Argentina e Inglaterra, foi disputada em três distâncias: Sprint Distance (750 metros de natação, 10 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida), Standard Distance (1,5 quilômetros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida) e, por fim, Duplo Standard Distance (3 quilômetros de natação, 80 quilômetros de ciclismo e 20 quilômetros de corrida). Vinicius participou da categoria PNE (atletas portadores de necessidades especiais).

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude parabeniza o paratleta pelo seu excelente desempenho em uma prova tão desafiadora e por, mais uma vez, representar Itapetininga em uma competição interestadual.

Fotos: Vinícius Proença –Arquivo Pessoal