Cultura - Quinta-feira, 09 de Março de 2023

Prorrogado o prazo para a classe artística se manifestar sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo em Itapetininga

Regulamentação da lei pelo Ministério da Cultura deve acontecer nas próximas semanas

A consulta online lançada pela Secretaria de Cultura e Turismo no dia 25 de fevereiro com a finalidade de obter sugestões para implementação dos mecanismos de financiamento cultural da Lei Paulo Gustavo (LC nº 195/2022) em Itapetininga, foi prorrogada até 20 de março.

Sociedade civil, artistas, coletivos, produtores e produtoras, empresas, espaços culturais e demais interessados poderão contribuir enviando sugestões que resultarão no plano de ação e dos editais que serão lançados para financiamento de produções artísticas e culturais no município.

O formulário eletrônico está disponível através do link https://forms.gle/U2vRTcgpyhk1619x5.

As propostas recebidas serão encaminhadas para análise de viabilidade e inclusão nos editais que serão lançados em Itapetininga. A participação da classe artística e fazedores de cultura, ajudará na definição dos melhores caminhos para a aplicação da Lei e a distribuição dos recursos que ela prevê, como a quantidade de editais, valores, linguagens e prazos.

A regulamentação da Lei pelo ministério da Cultura deve acontecer nas próximas semanas.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo é um apoio essencial para a cultura e os artistas informais superarem os efeitos de dois anos de pandemia. A Lei injetará R$ 3.8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para o fomento e apoio das expressões culturais e manifestações artísticas em todo Brasil. Itapetininga deverá receber aproximadamente R$ 1,4 milhões para aplicar em projetos, beneficiando a área cultural e artística.

Como desenvolver um projeto cultural?

Com a intenção de orientar os interessados no desenvolvimento de projetos culturais e negócios criativos, a Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga e está divulgando o workshop online workshop: elaboração e gestão de projetos culturais realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Instituto Poiesis e Oficinas Culturais.

Serão duas turmas com 50 vagas, coordenadas por Júlio Cecon, especialmente destinadas a agentes culturais, programadores artísticos, grupos de arte e cultura, gestores culturais e artistas em geral.

WORKSHOP: ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS E NEGÓCIOS CRIATIVOS

Data e horário:

Turma A: Dias 4, 6, 11 e 13/4 - 14h às 16h

Turma B: Dias 17, 19, 24 e 26/4 - 14h às 16h

Inscrições abertas até o preenchimento das vagas

Público-alvo: Agentes Culturais; programadores artísticos; grupos e Cia de arte e cultura; gestores de cultura e artistas em geral, a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Formulário de inscrição:

Turma A: https://forms.gle/mab66AYb49ZmDo9d7

Turma B: https://forms.gle/jkfTvMXXaF3pFyAm9

Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural e impulsionar o seu negócio criativo partindo de suas experiências individuais e em conformidade às leis e programas de incentivo à cultura.