Finanças - Quarta-feira, 08 de Março de 2023

Renda per capita de Itapetininga sobe 7,6% e atinge R$ 32,2 mil

Renda per capita de Itapetininga sobe 7,6% e atinge R$ 32,2 mil

A renda capita de Itapetininga alcançou R$ 32.215,54, conforme o IBGE referente a 2020. No ano anterior, o órgão oficial, calculou que o valor médio de cada indivíduo era de R$ 29.929,24. Um acréscimo de 7,6%.  O rendimento per capita é calculado dentro de uma determinada população, tendo como resultado a média geral daquela localidade. É possível, portanto, medir a sua renda com relação ao seu país, ao seu estado e à sua cidade.

A ampliação do PIB local é explicada com aumento do número de empresas e empregos. O município registrou saldo positivo de 1.191 novas vagas com carteira assinada em 2020, conforme o Caged, do Ministério da Economia. O município ficou em 88ª colocação no país e 12ª posição no estado de São Paulo na geração de postos de trabalho em 2020.

A vinda de novas empresas também colaborou para a ampliação da renda média local. No ano de 2020, Itapetininga teve saldo positivo de 1.203 novos negócios. Isso ocorreu mesmo diante da pandemia da Covid-19, que afetou a economia nacional. O número de novos negócios no município superou aqueles que fecharam as portas. Os dados são da Secretaria de Finanças da Prefeitura Itapetininga que informou que foram 803 MEI (Microempreendedor Individual) e 400 de outras naturezas jurídicas.

Também foi iniciada a construção da Cervejaria RT 166, em 2020, em Itapetininga. O investimento foi de R$ 4 milhões para a obra em uma área de 1.200 metros quadrados, na Rodovia Raposo Tavares. A previsão é gerar 120 empregos, entre diretos e indiretos. Um local que se tornou ponto turístico em Itapetininga. com a implantação de uma indústria de cerveja multimarcas, com área de lazer e diversão.

Entre as empresas que começaram a se instalar, a cidade recebeu o Condomínio Industrial de Confecção Têxtil com a expectativa de gerar, uma média, de 1000 postos de trabalho após o término das obras.  A direção da empresa também espera a expansão de 350 vagas para área de costura. Com a nova unidade, a expectativa é  aumentar em 30% a produção da empresa.

PIB

Itapetininga registrou o crescimento de 8,7% no Produto Interno Bruto (PIB) municipal em 2020 ao alcançar R$ 5,33 bilhões.  A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município apresentou ganhos na participação na riqueza nacional, apesar do cenário vivido da pandemia que freiou parte da economia. Com o desempenho, o município subiu três posições no ranking paulista do PIB municipal, ocupando o 67º lugar. Os dados foram divulgados no final do ano passado.