Trânsito e Cidadania - Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014

Secretaria de Trânsito participa de Congresso Internacional

Mobilidade Inteligente

Secretaria de Trânsito participa de Congresso Internacional

Nos dias 05, 06 e 07 de Novembro, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a 16.ª Etransport com o tema central de Mobilidade Inteligente e Feira de Tecnologia de Produtos e Serviços para a melhora do transporte coletivo.

Foram diversos painéis apresentados, com debates sobre educação para condução e circulação, aspectos cognitivos e comportamentais relacionados à segurança viária,  BRT ( corredores exclusivos de transporte coletivo),  inovações tecnológicas na gestão dos transportes entre outros.

A Secretaria de Trânsito e Cidadania participou do Congresso com destaque entre os fóruns de discussão o painel: ‘Planejando o futuro das Cidades e Mobilidade’, ministrado por Robert Cervero, pesquisador da Universidade da Califórnia, com publicação de diversos livros sobre o tema e com participação de projetos de urbanização, inclusive no Brasil.

O fórum tratou da importância de integrar o assunto do trânsito ao desenvolvimento urbano, não sendo possível reordenar o trânsito de uma cidade sem o envolvimento de demais organismos públicos e privados ligados ao desenvolvimento.  (conceito TOD - Transit Oriented Development).

A maioria dos painéis discutidos no Congressos foram ministrados por acadêmicos e profissionais operadores do segmento, como Secretários de Trânsito e Transportes de todos os cantos do Mundo, como do México, Canadá, Filipinas, Taiwan que apresentaram cases de sucesso dos trabalhos que veem desenvolvendo em suas gestões.

O propósito de participar destes eventos é conhecer a realidade de cidades com o perfil próximo ao de Itapetininga e de buscar caminhos para solucionar as nossas deficiências atuais, assim como conhecer das novidades no que diz respeito às ciências tecnológicas para aprimorar nossa cidade com o que há de mais recente em equipamentos e serviços para a segurança viária e transporte coletivo.