Saúde - Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Mutirão contra a Dengue” retira 70 toneladas de resíduos no Jardim Casa Grande e Vila Carvalho, em Itapetininga

O combate contra a dengue prosseguiu neste fim de semana em Itapetininga. Foram removidas 70 toneladas de resíduos inservíveis no Jardim Casa Grande e Vila Carvalho, neste fim de semana. Foi a 9ª edição do trabalho para eliminar mosquisto Aedes Aegypti, responsável pelo transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, que recolheu no total 605 toneladas de materiais diversos. O próximo mutirão será no Nova Era, Cruzeiro do Sul e Gramados 1 e 2, nos dias 3 de dezembro.

Conforme a equipe de Controle de Vetores, foram visitados, nestas nove edições do mutirão, quase 10 mil imóveis e quase mil estavam fechados (10% do total). Os bairros contemplados nesses Arrastões contra Dengue foram: Jardim Bela Vista, Vila Santana parte alta, Vila Santana parte baixa, Vila Piedade, Distrito do Rechã, Distrito do Tupy, Santa Inês, Vila Arruda e, agora, no Jardim Casa Grande e Vila Carvalho.

No fim de semana, a equipe realizou nove viagens de caminhões e percorridos aproximadamente 1.669 imóveis e 208 (12,4%) estavam fechados. Participam dos arrastões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores. Conforme os técnicos da saúde, os locais tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e também abrigos para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.

O objetivo do mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Os técnicos da saúde alertam que os inservíveis devem ser descartados corretamente, caso contrário o destino é seguir para terrenos baldios e mata ciliar. Isso acarreta maiores problemas para o meio ambiente e a saúde coletiva.

Essa iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras, e Saúde.A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, denunciando áreas de descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo no Atende Fácil da prefeitura ou da Vila Rio Branco. A denúncia pode ser feita pelo telefone 156. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e a multa é de R$ 1,7 mil.

Programação:

Dia 3 de dezembro – Jardim Nova Era,  Cruzeiro do Sul e Gramados

10 e 11 de dezembro - Jardim Bela Vista

(cronograma sujeito a alterações)