Cultura - Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022

Espaços culturais recebem pinturas de grafite em Itapetininga

Espaços culturais recebem pinturas de grafite em Itapetininga

Os espaços culturais de Itapetininga estão com visual novo. A Biblioteca Municipal, a Escola de Música e o CEU das Artes receberam pinturas novas, com o grafite do artista local, Gabriel Buzzo, conhecido como Gadão.

As obras foram desenvolvidas por meio do edital Arte Urbana SP, em que Itapetininga foi contemplada, junto com outras 100 cidades do Estado. O objetivo é realizar murais, instalações, intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, realizados por artistas e movimentos de relevância no cenário cultural local e regional.

Na Biblioteca Municipal, as paredes receberam o seu patrono, Júlio Prestes de Albuquerque e o poeta do Monte Santo, Edison de Abreu Souza. Na Escola de Música, o homenageado foi Teddy Vieira e no CEU das Artes, foi a vez das mulheres serem lembradas, com pinturas de Maria Prestes e Anésia Pinheiro Machado.

Quem é Gadão Buzzo

Artista do Grafite há mais de 20 anos, Gadão começou a pintar em um projeto na escola estadual em que estudou. Seu trabalho já esteve em diversas capitais do país e ele foi inclusive convidado para carregar a tocha olímpica nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

Sobre os homenageados

Júlio Prestes de Albuquerque foi político itapetiningano e também poeta. Filho de Coronel Fernando Prestes, quarto presidente do Estado de São Paulo. Júlio Prestes foi deputado e presidente do Estado de São Paulo, época em que realizou diversas obras de infraestrutura, especialmente no transporte ferroviário. Foi eleito presidente do Brasil, mas não tomou posse devido ao golpe de Getúlio Vargas.

Edison de Abreu Souza nasceu no Vale do Paraíba, mas adotou Itapetininga como sua terra e foi o primeiro morador do Jardim Monte Santo. O poeta escreveu seu primeiro livro aos 89 anos, o que lhe rendeu um prêmio do Guiness Book, o livro dos recordes, por ser o escritor mais velho a publicar uma obra. Ele declamava suas 150 poesias no transporte público, em praças e nas feiras, além de confeccionar pequenos brinquedos e dar para crianças da comunidade.

Teddy Vieira foi compositor e instrumentista itapetiningano, autor de diversas canções sertanejas famosas, como O Menino da Porteira, O Rei do Gado e João de Barro. Ele tem uma estátua em sua homenagem no Largo dos Amores e um monumento dividido em três partes na cidade de Ouro Fino: o menino da porteira, o boi sem coração e o berrante.

Maria Prestes foi uma artista plástica de nossa cidade. Formada professora na Escola Peixoto Gomide, também era bióloga, mas se dedicou a pintar quadros e recebeu diversos prêmios. Muitos prédios da cidade contam com suas obras, que retratam casas, paisagens e figuras humanas. Teve seus quadros expostos em diversas exposições de artes, entre elas no Salão de Belas Artes de Piracicaba e no Salão de Artes Plásticas de Presidente Prudente.

Anésia Pinheiro Machado, nascida em Itapetininga, foi a segunda mulher a ter brevê (autorização para pilotar aviões) e a primeira a fazer um voo solo em céu nacional. Ela é destaque por seus feitos na aviação e por representar diversas causas feministas. Foi a primeira mulher a voar com passageiros e também a fazer voo transcontinental de Nova York ao Rio de Janeiro.