Trabalho e Desenvolvimento - Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022

De janeiro a setembro, Itapetininga gera 2.456 novos postos de trabalho segundo Caged

Itapetininga criou 2.456 novas de  empregos com carteira assinada de janeiro a setembro deste ano. Todos os segmentos da economia local tiveram saldo positivo, com destaques especiais para Agropecuária e Indústria, além da boa performance da Construção Civil, Comércio e Serviços. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Somente em setembro, a cidade criou 245 empregos. O crescimento de Itapetininga, de janeiro a setembro, foi de quase 7% (6,84%) o que superou os percentuais registrados pelo Brasil (4,87%) e Estado de São Paulo (4,72%). Conforme o Caged, Agropecuária teve o melhor saldo positivo com 927 contratações, o segundo lugar foi ocupado pela Indústria com 770 novos empregos, na sequência ficaram os setores da Construção Civil (293), Comércio (262) e, por fim, o segmento de Serviços (204).

A Construção Civil permanece em amplo crescimento nestes nove meses se comparado com o mesmo período com o ano passado, ao avançar 19,76% em número de postos de trabalho. A Apropecuária ampliou 14,57% e a Indústria subiu quase 10%.

Na cidade,  38.356 pessoas têm carteira assinada. Nos 9 meses deste ano, os profissionais mais contratados no município, conforme o Caged, foram: operários da produção de bens industriais (810), trabalhadores agropecuários (736), vendedores de comércio (563),  pessoal de serviços administrativos (266), operadores de máquinas (197), mecânicos de manutenção (137).

A Prefeitura de Itapetininga tem colaborado, de forma decisiva, na abertura de novos empregos. A licença de funcionamento e alvarás de construção são emitidos no menor tempo possível, se comparado com outras cidades. Com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) encaminha trabalhadores para as vagas nas empresas. A gestão municipal também investe na qualificação com cursos gratuitos.