Saúde - Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022

Mutirão contra a dengue retira 97 toneladas de resíduos no Distrito do Tupy, em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga realizou o “Mutirão contra a Dengue” que retirou 97 toneladas de resíduos inservíveis no Distrito do Tupy, no sábado e domingo, dias 22 e 23. Nestes locais, conforme os técnicos da saúde, tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e abrigo para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. O próximo mutirão será na Vila Arruda, dias 12 e 13 de novembro.

O Mutirão realizou 12 viagens de caminhões com  materiais. A Cooperita também participou do mutirão e recolheu recicláveis para cooperativa.  Foram visitadas 959 casas para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti, porém 76 residências estavam fechadas, ou seja  8% do total. O trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa para combater o mosquito.

Participam dos arrastões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores. Os moradores do bairro receberam orientações sobre a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e os danos à saúde da população.

O objetivo do mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Os técnicos da saúde alertam que os inservíveis devem ser descartados corretamente, caso contrário o destino é seguir para terrenos baldios e matas ciliar. Isso acarreta maiores problemas para o meio ambiente e a saúde coletiva.

A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, denunciando áreas de descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo no Atende Fácil da prefeitura ou da Vila Rio Branco. A denúncia pode ser feita pelo telefone 156. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e a multa é de R$ 1,7 mil.

Programação:

12 e 13 de novembro - Vila Arruda

26 e 27 de novembro – Vila Belo Horizonte

10 e 11 de dezembro - Jardim Bela Vista

(cronograma sujeito a alterações)