Trabalho e Desenvolvimento - Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022

IBGE abre 70 vagas em Itapetininga para contratação de recenseadores

IBGE abre 70 vagas em Itapetininga para contratação de recenseadores

Com o objetivo de aumentar o número de representantes na coleta do Censo 2022, o IBGE simplificou o processo seletivo para novos recenseadores. A partir de agora, aposentados e microempreendedores individuais poderão participar do trabalho. No total, 8.506 oportunidades estão sendo ofertadas no Estado.

Em Itapetininga, o IBGE está disponibilizando 70 vagas. Para se tornar um recenseador, basta comparecer na R. General Carneiro, 196, Bl. 06 - Piso superior (Prédio do D.E.R) - Centro - CEP 18200-024 até o dia 19/10.

O que faz um recenseador do IBGE?
O recenseador é o representante da instituição responsável por coletar as informações em campo em todos os domicílios do setor censitário que lhe for indicado utilizando o DMC (dispositivo móvel de coleta). Durante o trabalho, o colaborador poderá contar com a ajuda dos agentes censitários supervisores (ACS) e agentes censitários municipais (ACM).

Como o recenseador é remunerado?
Os recenseadores são remunerados de acordo com sua produtividade, a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas. Além disso, a taxa de remuneração varia dependendo do setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto irão receber.

Qual a utilidade do Censo realizado pelo IBGE?
Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.