Trabalho e Desenvolvimento - Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022

No Dia Nacional da Pecuária, Itapetininga destaca programas e ações voltados à expansão do segmento

O Dia Nacional da Pecuária, 14 de outubro, celebra o trabalho de todos aqueles que se dedicam ao cuidado, manejo, alimentação, saúde, qualidade, genética, reprodução e bem-estar dos animais, colocando amor e carinho para levar à mesa de todos, alimentos de alta qualidade.

A pecuária está presente na alimentação da humanidade há milhares de anos, e é uma das mais notáveis atividades desenvolvidas no país.

Itapetininga tem na pecuária uma importante fonte de renda e um mercado essencial para a sua economia, com destaque para a pecuária bovina de leite, mista e de corte, com áreas de pastagem de 54,4 mil hectares (LUPA, 2018).

De acordo com o IBGE (2019), na Bovinocultura de leite, Itapetininga é o 37º município no Estado de São Paulo em quantidade produzida, sendo 9.176.000 litros, e o 17º município com maior rebanho no Estado, de 64.241 cabeças. Em relação à Bubalinocultura, é o 7º município com maior rebanho no Estado, com 4.286 cabeças.

Diante do cenário marcante nas atividades de bovinos e bubalinos para o município, a Prefeitura de Itapetininga tem desenvolvido diversos trabalhos, alguns em parcerias com o governo do Estado e instituições ligadas ao setor agropecuário, para fornecer assistência técnica e extensão rural, visando fortalecer essas cadeias produtivas.

Entre os programas executados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Agronegócio, está o de Pecuária Leiteira, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI Regional de Itapetininga, para auxiliar os produtores rurais com orientações sobre gestão da atividade, manejo do rebanho, produção e comercialização, através de visitas técnicas e dias de campo, seguindo a metodologia do Programa Balde Cheio da Embrapa.

Também, já foram administradas várias capacitações e palestras, abrangendo o Programa Bovinocultura (SEBRAE); Qualidade do Leite, Bovinocultura de Leite – Manejo Reprodutivo de Fêmeas, Bovinocultura – Casqueamento, Operação de Ordenhadeira Mecânica e Manutenção de Ordenhadeira Mecânica (Sindicato Rural/SENAR); Tecnologias no Manejo de Pastagens (CATI); e capacitações on-line para a formação de uma cooperativa de leite de búfala do município, em parceria com o ICA – Instituto de Cooperativismo e Associativismo, resultando na 1ª Cooperativa de Produtores de Leite de Búfala de Itapetininga e Região, e a 1ª constituída na modalidade virtual.

Itapetininga conta com o Serviço de Inspeção Municipal - S.I.M. para a legalização, fiscalização e inspeção de produtos de origem animal produzidos, vendidos e comercializados, visando a garantia de qualidade e segurança alimentar aos consumidores. Ainda, o município aderiu ao SISBI – POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), sendo o 5º município no Estado de São Paulo, permitindo aos estabelecimentos certificados a venda em todo o território nacional; e a 1ª Empresa certificada no município com o Selo SISBI-POA é da cadeia produtiva do leite.

Com o intuito de proporcionar melhoramento genético dos rebanhos bovino e bubalino, com a técnica IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo, de maneira totalmente gratuita aos produtores rurais, a Prefeitura firmou acordo de cooperação com a CONAFER - Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais. Assim, o município se tornou o 1º da Regional de Itapetininga e da Região Metropolitana a desenvolver o Programa +Pecuária Brasil, e o 1º município do Estado de São Paulo a promover o melhoramento genético em bubalinos.

Tudo isso para levar conhecimentos, assistência técnica e inovação tecnológica aos que estão nessa atividade tão vital. E é com esse mesmo propósito que a Prefeitura conduz seus esforços, contribuindo para a pecuária, uma grande protagonista na economia, geração de empregos e produção de alimentos a uma população cada vez mais exigente por qualidade e segurança alimentar.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, homenageia a todos que diariamente fazem da Pecuária, numa nobre missão de vida, trabalho e dedicação.