Desenvolvimento Urbano - Quinta-feira, 06 de Outubro de 2022

Itapetininga é a 6ª cidade mais urbanizada do estado de São Paulo e a 24ª do Brasil, aponta Ranking Connected Smart Cities 2022

Itapetininga foi considerada a 24ª cidade mais urbanizada do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022, divulgado na última quarta-feira, dia 05.

Com avaliação de 7,188 pontos no eixo Urbanismo, o município alcançou ainda a 16ª posição entre os quatro Estados da região Sudeste e a 6ª colocação no estado de São Paulo.

Nesta 8ª edição do ranking foram mapeados 680 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas.

O Ranking foi idealizado pela Necta e Urban Systems e apresenta as configurações reais das cidades e funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento do município.

O Ranking faz parte da Plataforma CSC que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento das cidades inteligentes e mobilidade urbana.

Outras posições de destaque

Itapetininga é a 7ª colocada no Estado de SP e 40ª em Desenvolvimento Econômico e foi incluída entre Melhores Cidades do Brasil 2022 no ranking publicado pela Revista IstoÉ. A análise foi feita pela Agência de Classificação Austin Rating em parceria com a Editora Três.

O município também está em 36ª posição no Estado de SP e 53ª no Brasil em ranking de Desenvolvimento Sustentável da ONU entre as melhores cidades de porte médio no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC). No ranking, entre os municípios entre 100 mil a 500 mil habitantes, Itapetininga está na 36ª colocação do Estado e 53ª posição do país com os melhores desempenhos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa foi realizada foi feita em todo o território nacional.

Em 2021, a cidade também figurou entre os 30 municípios com até 199.999 mil habitantes do Brasil com melhor eficiência em gestão pública em Saneamento e Meio Ambiente, de acordo com um estudo desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública. A análise foi feita em 405 municípios de todo o Brasil, representando as cidades do país com mais de 80 mil habitantes. Itapetininga se destacou nos seis indicadores do pilar Saneamento e Meio Ambiente.

O ranking avaliou as categorias coberturas do abastecimento de água, da coleta de esgoto, da coleta de resíduos domésticos, do tratamento de esgoto, destinação correta do lixo e controle de perdas no abastecimento de águas. Os maiores destaques da performance de Itapetininga em Saneamento e Meio Ambiente estão nos indicadores de cobertura no tratamento de esgoto, onde a cidade ocupa a 8° posição no Brasil, 7° no Sudeste, 5° no estado de São Paulo e 2° na Região Metropolitana de Sorocaba.