Geral - Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Guarda Municipal se equipa e fará treinamentos no Rio de Janeiro

Guarda Municipal se equipa e fará treinamentos no Rio de Janeiro

Atualmente os policiais do nosso país e do mundo todo, buscam reduzir a letalidade em suas ações, colocando a opção do uso da arma de fogo como última alternativa, para tanto, estão realizando grandes investimentos no aperfeiçoamento dos seus profissionais, com instruções teóricas e práticas, bem como, na aquisição de equipamentos não letais, como: espargidor de gás pimenta, tonfa e dispositivo eletro incapacitante, mais conhecida como “arma de choque”.

Diante dessa realidade, o Comando da Guarda Municipal de Itapetininga propôs a aquisição de um curso de técnica de não letais para o aperfeiçoamento dos Guardas Civis Municipais, bem como, aquisição de uma nova remessa de tubos de espargidores de gás pimenta e de dispositivos eletro incapacitante, visando com isso, em caso de necessidade de ação por parte dos nossos Guardas Civis, minimizar ao máximo a possibilidade de lesões, seja no infrator da lei ou ao agente público.

Proposta essa de pronto aceita pelo Executivo, que adquiriu o curso de técnicas não letais e uso de tonfa, que já está sendo aplicado ao efetivo da Guarda Civil Municipal, bem como, solicitou autorização ao Exército Brasileiro para efetuar a aquisição dos espargidores de gás pimenta e dispositivos eletro incapacitante, processo esse, que se encontra em fase final, sendo que após a devida autorização iniciará o processo de compra dos materiais citados.

Foi proposto ainda, a aquisição de curso especifico junto a uma empresa fabricante dos equipamentos não letais, para que um Guarda Civil Municipal receba toda instrução em relação a legalidade do uso de tais equipamentos, seus efeitos no ser humano e como utilizar tais equipamentos, tornando-se assim um multiplicador da matéria, visando com isso, instruir os demais Guardas Civis Municipais de Itapetininga, proposta essa também aceita pelo Executivo, que já adquiriu o Curso e no final deste mês estará enviando um Guarda Civil Municipal para a cidade do Rio de Janeiro, cidade sede da empresa escolhida.