Saúde - Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022

“Arrastão contra a Dengue” em Itapetininga recolhe 46 toneladas de materiais no alto da vila Santana

O Arrastão da Dengue e Mutirão de Limpeza realizados no último sábado, dia 03 de setembro, na parte alta da vila Santana, em Itapetininga, tiveram um saldo positivo, de acordo com balanço divulgado pelo Setor de Controle de Vetores, vinculado à Secretaria de Saúde.

Segundo o setor, com o auxílio de caminhões da prefeitura, foram retiradas 46 toneladas de materiais inservíveis, tanto em frente às residências do bairro e adjacências, como da limpeza em “bolsões de lixo”.

Ainda, de acordo com os agentes, 881 imóveis foram visitados pelas equipes para orientações aos moradores e vistoria e eliminação à possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti e pontos de acúmulo de água. Em outros 77 locais, os proprietários dos imóveis não foram encontrados.

Os Arrastões contra a Dengue e Mutirões de Limpeza são realizados por meio das Secretarias de Saúde, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Educação, Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, além do apoio da Guarda Civil Municipal, com a mobilização de aproximadamente 80 pessoas.

As ações fazem parte das estratégias de intensificação desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Até o fim do ano, serão realizados arrastões em áreas urbanas e rurais do município. O próximo arrastão está previsto para o dia 10 de setembro, na parte baixa da vila Santana.

O objetivo da ação é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água.

ARRASTÕES CONTRA A DENGUE E MUTIRÕES DE LIMPEZA

(Deixar os resíduos na calçada na data correspondente à programação de seu bairro, das 7 às 12 horas)

Programação:

10 de setembro - Vila Santana (parte baixa)

24 de setembro - Jardim Santa Inês

01 de outubro - Vila Piedade

8 e 9 de outubro – Distrito do Rechã

22 e 23 de outubro – Distrito do Tupy

12 e 13 de novembro - Vila Arruda

26 e 27 de novembro – Vila Belo Horizonte

10 e 11 de dezembro - Jardim Bela Vista

(cronograma sujeito a alterações)