Saúde - Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022

Setor de Controle de Vetores de Itapetininga homenageia escolas pelo Projeto Patrulha Mirim da Dengue e apresenta balanço de ações

Para consolidar os excelentes resultados alcançados no primeiro semestre de 2022, o Setor de Controle de Vetores Itapetininga, vinculado ao Núcleo de Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (12), no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, um evento para homenagear as unidades escolares do município que aderiram ao Projeto Patrulha Mirim da Dengue, apresentar um balanço epidemiológico do município com relação à doença e o levantamento das ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola, demonstrado pela equipe técnica responsável.

Itapetininga tem se destacado nos últimos meses nos indicadores oficiais e na imprensa pela queda acentuada nos casos positivos de dengue. De acordo com dados do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, até 30 de junho, foram confirmados 68 casos da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, enquanto que nos seis primeiros meses do ano passado foram 1.546, uma redução de 95,61%.

Os dados contrastam com os números do Estado e do Brasil. Em todo o estado de São Paulo, o aumento foi de cerca de 40%. Nacionalmente, a alta é de quase 200% em um comparativo com o mesmo período do ano anterior.

No evento, o supervisor Geral do Setor de Controle de Vetores, Fabrício Protázio, juntamente com a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Christiane Merighi, apresentaram aos diretores das unidades escolares, o estudo realizado nas escolas integrantes do projeto, registros fotográficos, balanços e a repercussão do trabalho na imprensa, incluindo emissoras de TV, jornais e sites.

Ao término do encontro, foram entregues os Certificados de Participação Honrosa aos diretores das escolas que aderiram ao Projeto Patrulha Mirim da Dengue, uma das estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Itapetininga junto à Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga (Derita) no combate e prevenção à doença no município.

“A entrega do merecido certificado vem para valorizar o grandioso trabalho desempenhado por todos aqueles que fizeram adesão voluntária ao projeto. Nossa expectativa é a expansão e prospecção de novos parceiros para aumentar nossa rede colaborativa”, afirmou Protázio.

Sobre a Patrulha Mirim

Ação implementada em 2022 pela Prefeitura de Itapetininga no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, realizada em aproximadamente 25 escolas de Itapetininga, com mobilização de mais de 4.500 crianças e suas famílias, e que conta com a participação ativa dos alunos na identificação de locais com acúmulo de água que possam servir como locais de reprodução do mosquito. O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, de Educação e Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga (Derita).