Meio Ambiente - Segunda-feira, 07 de Julho de 2014

Árvores danificadas serão substituídas

Cortes

Árvores danificadas serão substituídas

Desde o mês passado, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está realizando a retirada de aproximadamente 150 árvores no perímetro urbano da cidade. Depois das fortes chuvas do dia 3 de janeiro, em que caíram 42 árvores frondosas, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), composto por engenheiros florestais, agrônomos, engenheiro civil e técnicos fez um estudo das principais árvores em risco e que poderiam causar prejuízos à população.

Em um universo de aproximadamente 20 mil árvores na zona urbana, estão sendo retiradas 150, ou seja, menos de 1%. Mesmo assim a Prefeitura irá replantar grande parte das árvores cortadas, porém, é necessário cuidado e muito estudo, pois em alguns casos as árvores estão abaixo de fiação de alta tensão, ou em locais impróprios.

População Fazendo sua Parte

A população pode nos ajudar avisando, através do 156, sobre árvores que possam causar esse tipo de problema. Caso uma árvore apresente cupins (pode se verificar grande quantidade de pó de serra no troco da árvore), brocas (quando se percebe furos, ou galhos mais finos caídos com frequência próximo á arvore), galhos secos ou descascando com facilidade, raízes aparentes, cimento ou concreto das calçadas muito próximo ao tronco da arvore,árvores com grande inclinação, ou levantando muito a calçada ou a rua, elas podem estar com problema.

CONDEMA

O Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) é formado por um grupo de representantes da sociedade, são engenheiros florestais, agrônomos, eng. civil e técnicos que analisam cada pedido e assim indeferem ou referendam o pedido da população e da Prefeitura. São analisadas quais quer questõesrelativa ao meio ambiente, inclusive o corte e poda de árvores.

As árvores causavam risco à população

-Contaminadas por pragas (brocas e cupins) que tiram a resistência dos galhos e tronco aumentando o risco de queda;

-Árvores envelhecidas que tem muitos galhos secos que se destacam da árvores caindo sobre as pessoas;

-Árvores com raízes danificadas que podem perder a estabilidade quando ocorrem ventos mais fortes e chuvas,

-Algumas que estão no meio das calçadas dificultando a circulação de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção (exigência de lei federal).