Cultura - Segunda-feira, 13 de Junho de 2022

Clube de Leitura Literatura Negra Contemporânea está com inscrições abertas em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo divulga inscrições para o Clube de Leitura Literatura Negra Contemporânea.

Coordenação: Elizandra Batista de Souza

Datas e horários: 5, 7, 12, 14, 19 e 21, 26 e 28/7 de 2022 - 18h30 às 20h30.

35 Vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Público-alvo: Educadores, artistas, produtores. Interessados em geral a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/cNv7DK3vQxSJGJrE9

Este clube de leitura dará a conhecer a Literatura Negra Contemporânea por meio da produção literária de autores negros e autoras negras publicados a partir de 2016. Essa iniciativa coloca luz na escrita de homens e mulheres negras que são invisibilizados pela literatura contemporânea, de acordo com a pesquisadora Regina Dalcastagné, no artigo "A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990 – 2004", onde se constata a ausência de pobres e negros e também o silenciamento destes grupos marginalizados, sobretudo das mulheres negras, sendo substituídos por vozes hegemônicas que buscam falar sobre estes grupos, mas de forma estereotipada e sem nenhuma referência que promova a representatividade.