Esportes e Recreação - Terça-feira, 07 de Junho de 2022

Atletas de Itapetininga levantam a bandeira da cidade em Campeonato Brasileiro em Barueri

Os triatletas itapetininganos Paulo Henrique "pH", Guilherme Murosaky (Paratriatleta Categoria ParaTriathlon Visual PTVI) e Vinícius Proença (Categoria ParaTriathlon Cadeirante PTWC) marcaram presença no Campeonato Brasileiro de Duathlon que aconteceu em Barueri, no domingo, dia 5.

Guilherme e o guia Augusto Phols, foram campeões depois de bela performance na modalidade terrestre que consiste em correr 5km, pedalar 20km e finalizar correndo 2.5km sem interrupções. No caso dos atletas com deficiência visual, é utilizada uma bike também com 2 lugares e é necessária a presença do guia.

Guilherme estreou com chave de ouro na modalidade e disse que está com a energia renovada para enfrentar treinamentos para Triathlon. "Já competi natação em alto nível. Em duas oportunidades fui para os Estados Unidos representar Itapetininga é viver essa adrenalina novamente é revigorante”, destacou o atleta, que tem vasto currículo de títulos e provas nacionais e internacionais.

Vinícius foi vice-campeão brasileiro ficando poucos minutos atrás do "Aranha", atleta olímpico da modalidade ParaTriathlon para cadeirantes. "Foi minha terceira prova nacional e estar junto com outros atletas do nosso esporte e da minha modalidade me deixam muito contente e motivado em persistir e superar as adversidades”, disse.

Ainda de acordo com o paratleta, que perdeu os movimentos dos membros inferiores há aproximadamente 10 anos, e há 4, conheceu a professora Nice que o apresentou ao atletismo de cadeira de rodas e que o ajudou a superar a depressão, completou dizendo. "Aprendi a nadar faz 2 anos e já estou competindo pelo Brasil, sendo duas oportunidades em Triathlon. Jamais imaginei isso na minha vida", contou.

Paulo Henrique, conhecido como pH apresenta vasto histórico de competições, viagens e títulos representando Itapetininga. Nesta prova, conquistou o 4° colocado brasileiro na categoria 35-39 anos.

“Essa prova foi um marco para as cores de Itapetininga. Pela primeira vez na história da cidade tivemos 3 atletas em provas de multiesporte nacional e ainda conseguimos nós três sermos top 5 do Brasil. Cada um em sua modalidade. Para mim é maravilhoso poder acompanhar e ajudar no que for preciso os paratriatletas, em especial o Vinícius e o Guilherme que são grandes amigos”, falou emocionado o atleta que representa Itapetininga pelo mundo e já se prepara para uma nova grande aventura internacional.

Fotos/Divulgação