Saúde - Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

Itapetininga realiza vacinação contra gripe para crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas em todos os postos de saúde

Itapetininga já iniciou a vacinação contra a gripe para crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente). Os idosos com 60 anos ou mais e para trabalhadores da área da saúde que ainda não se imunizaram também podem garantir sua dose da vacina contra a influenza.

As doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município durante o horário normal de atendimento de cada unidade. A orientação é para que esses públicos procurem o posto de saúde mais próximo de sua casa.

Para se vacinar é necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se possuírem.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina Influenza trivalente distribuída contra gripe, produzida pelo Instituto Butantan, é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

De acordo com o calendário divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo, o cronograma para vacinação contra a gripe deve seguir as seguintes etapas:

A partir de junho – Forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Para esses públicos, a Secretaria de Saúde de Itapetininga aguarda doses do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.