Saúde - Quarta-feira, 27 de Abril de 2022

Dia "D" da Campanha de Vacinação contra Gripe e Sarampo no dia 30

Dia

No próximo sábado, dia 30, será promovido o Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo de Itapetininga.  Para a Gripe, o público que será imunizado serão crianças de seis meses até cinco anos, maiores de 60 anos e profissionais da saúde. Já para a proteção contra o Sarampo, serão as crianças entre 6 meses e 5 anos e trabalhadores da área da saúde. O horário de atendimento é das 8h às 17 h nos postos de saúde da área urbana.

Para receber a vacina é fundamental levar os documentos pessoais, se for trabalhador de saúde também um comprovante do vínculo trabalhista (CTPS ou holerite), ou registro profissional, e a carteirinha de vacinação. À medida, que os casos de covid-19 reduzem no Brasil, cresce a flexibilização das restrições trazidas pela pandemia, o que aumenta a circulação de outros vírus respiratórios, como a influenza, apontam técnicos da área da saúde.

Com a possibilidade de circulação dos dois vírus, influenza e covid-19, é hora de ter atenção redobrada com as pessoas mais vulneráveis a essas doenças. A vacina vai reduzir a carga da enfermidade, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Já a vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação do vírus no país, minimizando a carga da doença e protegendo a população, em especial as nossas crianças, que são mais vulneráveis, e os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição ao vírus.