Saúde - Terça-feira, 05 de Abril de 2022

Itapetininga lidera ranking da aplicação das doses distribuídas da vacina contra a Covid nas cidades da RMS com mais de 100 mil habitantes

Dados da plataforma Vacivida, do Governo do Estado de São Paulo desta terça-feira (05) apontam Itapetininga como a cidade com mais de 100 mil habitantes da Região Metropolitana de Sorocaba – RMS que mais vacina contra a Covid-19 com relação às doses distribuídas pelo Governo Estadual. Itapetininga aparece ainda na 2ª colocação quando considerados todos os 27 municípios que compõem a RMS.

Segundo os números da Secretaria de Estado da Saúde, Itapetininga recebeu, até o momento, 351.716 doses do imunizante e aplicou 364.664 doses, totalizando 103,68% de aplicação em relação às doses enviadas. A estatística do Governo Estadual coloca Itapetininga na 77ª posição no ranking geral da aplicação das doses distribuídas entre 644 municípios do Estado.

Ainda, de acordo com a plataforma, as vacinas contra a Covid-19 são disponibilizadas em frascos multidoses e o percentual calculado pode variar conforme o aproveitamento dos frascos.

Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, os números positivos em Itapetininga estão diretamente ligados ao cuidado rigoroso das equipes de saúde em procedimentos como transporte, armazenamento, manuseio e aspiração das doses, com o máximo aproveitamento dos frascos e prevenção de eventuais perdas.