Saúde - Quinta-feira, 24 de Março de 2022

Prefeitura de Itapetininga realiza busca ativa na Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose

No mundo, todos os dias, mais de 4.000 pessoas perdem a vida devido à tuberculose e aproximadamente 30.000 ficam doentes com esta doença evitável e curável.

No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose e para ampliar o alerta à população com relação à doença, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, realiza entre os dias 24 de março e 1º de abril, uma campanha de busca ativa de pessoas sintomáticas e oferta de exame diagnóstico em todo o município.

Além disso, em Itapetininga, todas as unidades de saúde realizam o diagnóstico e o primeiro atendimento aos pacientes com sinais e sintomas da doença e, se necessário, encaminham para o tratamento em unidade especializada do município.

Caso você apresente tosse por 3 semanas ou mais, pode ser tuberculose! Fique atento! Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Quais são os sintomas da tuberculose?

• Tosse por 3 semanas ou mais;

• Febre baixa;

• Suor noturno;

• Emagrecimento.

Como é o tratamento?

• O tratamento está disponível no SUS e dura, no mínimo, 6 meses.

• O tratamento deverá ser acompanhado por profissional da saúde.

• Tuberculose tem cura quando o tratamento é feito até o fim.