Cultura - Segunda-feira, 07 de Fevereiro de 2022

Projeto Guri em Itapetininga está com inscrições abertas

Projeto Guri em Itapetininga está com inscrições abertas

A matrícula para novos alunos e alunas do Projeto Guri será realizada de 7 de fevereiro a 4 de março de 2022 nos polos de ensino do interior e litoral do Estado.

As inscrições para o polo de Itapetininga podem ser feitas por meio do link

http://wae.projetoguri.org.br:8080/waeweb/servlet/hnwvcndrwdg?1,2022,1,1; as vagas são por ordem de inscrição.

Os endereços e horários dos polos estão no site do Projeto Guri.

Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumento musical.

Informações importantes:

• No formato de cadastro de interesse online, o responsável preenche o formulário no site e aguarda a confirmação por e-mail do número de matrícula e das instruções de acesso ao Portal do Aluno.
  • Após a confirmação da matrícula, o aluno acessa o Portal do Aluno, anexa os documentos solicitados. O preenchimento do Questionário Social também é parte integrante do processo de ingresso;
  • Sobre a idade, é preciso ter de 6 a 17 anos e 11 meses até o dia 1º de março, para alunos ingressantes no primeiro semestre; e até o dia 1º de setembro para ingressantes no segundo semestre.
    • As faixas etárias ao lado indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico.

O início das aulas depende do retorno de cada polo e da data de matrícula. Assim, é preciso aguardar o contato da coordenação do polo.

As aulas devem ocorrer de modo presencial, de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo e a autorização prévia de cada cidade. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.­­­­­­­­­­­­­­­

Sobre o Projeto Guri

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – dispõe de 338 polos distribuídos em 282 municípios e oferece cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos.

O processo será realizado de modo presencial na maioria das unidades. Em alguns polos, na impossibilidade de receber a comunidade no momento, haverá cadastro de interesse de modo online. Assim, antes de sair da casa, é indicado confirmar por e-mail ou telefone qual o sistema de inscrição (presencial ou virtual) está em vigor no polo de sua preferência.

Nos dois casos, as inscrições são realizadas por ordem de chegada.

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 60 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Todos os polos de ensino são geridos pela Santa Marcelina Cultura. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 900 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

(Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)