Itapetininga, domingo, 28 de novembro de 2021 Telefone (15) 3376-9600

Saúde - Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021

Arrastão contra Dengue será realizado no próximo fim de semana nas vilas Arruda e Paulo Ayres

O novo Arrastão contra a Dengue na cidade de Itapetininga será realizado nas vilas Arruda e Paulo Ayres no próximo fim de semana, dias 27 e 28 de novembro. Está previsto um amplo Mutirão de Limpeza. A orientação aos moradores dos dois bairros é para colocar os resíduos nas calçadas no sábado, dia 27, das 7h às 17h, evitando o acúmulo de água em objetos que possam proliferar o mosquito da Dengue.  Caminhões da prefeitura passarão recolhendo os materiais. Nas edições anteriores foram removidas mais de 310 toneladas de rejeitos.

São mais de70 pessoas trabalhando nas ruas para impedir o surgimento de focos na cidade. Para colaborar com o mutirão da limpeza, a Cooperita também irá percorrer as vias dos bairros para contribuir com a destinação correta dos resíduos, favorecendo a reutilização industrial, diminuindo o volume de resíduos sólidos em aterros e reduzindo os impactos causados no meio ambiente.

O setor de Vigilância Epidemiológica orienta para não manter objetos que facilitem o armazenamento de água. Por isso, a população necessita colaborar no combate ao mosquisto Aedes Aegypti revomendo os objetos do quintal.Neste período, em que o clima oscila com chuvas fortes e clima quente, é importante que os moradores descartem materiais inservíveis que possam acumular água, eliminando assim o surgimento de criadouros.

Nesse sentido, a Vigilância Epidemiológica orienta à população a manter os quintais sempre limpos, eliminando garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, ralos internos e externos a fim de se evitar a proliferação do vetor.

O Arrastão contra Dengue é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Saúde, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Educação. A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo basta enviar uma foto com o endereço para o canal via whatsapp ItapeMelhor (15) 99815-4635, ou ainda, acionar o SAC 156, sempre de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e esse descarte irregular prevê multa de R$ 1,6 mil.

Serviço:

Mutirão da Limpeza  contra a Dengue

Vilas Paulo Ayres e Arruda

27 e 28 de Novembro (sábado e domingo)

Os resíduos devem ser colocados nas calçadas no sábado, dia 27, das 7h às 17h.