Saúde - Sexta-feira, 27 de Agosto de 2021

Inscrições abertas para vestibular de Medicina em Itapetininga

Inscrições abertas para vestibular de Medicina em Itapetininga

Foi aberto o processo seletivo para o curso de Medicina no campus da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), em Itapetininga, com início das aulas previstas para o primeiro semestre de 2022. Para o campus, serão oferecidas 60 vagas por semestre.

As inscrições para o processo seletivo ocorrem de 1º de setembro a 19 de outubro de 2021. A prova está prevista para o dia 6 de novembro, sábado, das 14h às 19h. Os resultados serão divulgados no dia 29 do mesmo mês. O processo seletivo será realizado pela Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).

O valor da taxa de inscrição é R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais). Caso o candidato opte por realizar inscrição nos outros dois campi da USCS, que também oferecem o curso de Medicina (Centro, em São Caetano do Sul-SP; e Bela Vista, em São Paulo-SP), o valor total da inscrição será de R$ 750,00.

As matrículas de primeira chamada ocorrerão, de forma presencial, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2021, das 9h às 15h. Os candidatos aprovados para o Campus Itapetininga deverão realizar suas matrículas, exclusivamente, no Campus Itapetininga (Av. Dr. Ciro Albuquerque no 4.750, Bairro Taboãozinho).

A nova instituição de ensino deve beneficiar o setor de saúde pública. Já nos dois primeiros anos, conforme o reitor, o aluno começa acompanhar os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo ele ainda, no 3º e 4º, os universitários estarão nas unidades de especialidades. Um reflexo direto será a vinda de 9 especialidades médicas que não têm em Itapetininga.

Por fim, no 5º e 6º ano, os estudantes estarão no Hospital Municipal Léo Orsi Bernardes. Com o tempo, formando a primeira turma, serão 720 alunos na cidade, nas UBSs e no hospital, trabalhando junto aos médicos no atendimento à população.

Os cursos de Medicina da USCS funcionam em período integral, com duração de 12 semestres.