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Promoção Social - Segunda-feira, 23 de Agosto de 2021

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Campanha “Esmola Não, Cidadania Sim” tem ação direcionada na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide, em Itapetininga

Confira os detalhes


Campanha “Esmola Não, Cidadania Sim” tem ação direcionada na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide, em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Promoção Social, dá continuidade à Campanha “Esmola não, Cidadania sim”.

Neste domingo (22) foi realizada na Feira Livre da avenida Peixoto Gomide uma intervenção das equipes do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e apoio da Guarda Civil Municipal.

A ação contou com orientações aos comerciantes e aos consumidores que passaram pelo local sobre os danos decorrentes da prática de dar esmolas, distribuição de panfletos e informações sobre os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Itapetininga voltados aos moradores em situação de rua.

A Campanha “Esmola Não, Cidadania Sim” atua como apoio às ações realizadas pela Casa Rais - Referência, Apoio e Inclusão Social, estrutura voltada a pessoas de Itapetininga em situação de rua, que funciona 24 horas e que garante alimentação, pernoite e oficinas, ao serviço oferecido pelo convênio com o SOS – Serviço de Obras Sociais, destinado aos migrantes em situação de rua no município e reforçando as ações das Blitz Sociais, que realizam a busca ativa a esse público e fazem o encaminhamento dessas pessoas aos serviços públicos municipais. 

Com a participação dos profissionais do CREAS também tem sido realizados pit stops (paradas) nos principais cruzamentos do município com faixas da Campanha “Esmola não, Cidadania sim”.

A campanha "Esmola não, Cidadania sim" tem como objetivo alertar a população de Itapetininga quanto aos prejuízos decorrentes da prática de dar esmolas.

A exemplo de campanhas de outros municípios, a proposta é levar à população a mensagem de que a esmola não é caridade, de que o dinheiro doado a moradores em situação de rua pode financiar a compra de drogas e bebidas e, principalmente, contribuir para que permaneçam nas ruas, afastando essas pessoas dos serviços sociais oferecidos na cidade.

Assim, a campanha busca conscientizar a população sobre a falsa impressão de ajuda ao fazer a doação em dinheiro e, paralelamente, orientar sobre os serviços públicos disponíveis no município voltados especificamente para esse público.

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