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Promoção Social - Quinta-feira, 19 de Agosto de 2021

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Campanha “Esmola Não, Cidadania Sim” na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide

Confira os detalhes


Campanha “Esmola Não, Cidadania Sim” na Feira Livre da Praça Peixoto Gomide

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Promoção Social, dá continuidade à Campanha “Esmola não, Cidadania sim”.

Nesta quinta-feira (19) foi realizada na Feira Livre da avenida Peixoto Gomide uma intervenção das equipes do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e apoio da Guarda Civil Municipal.

A ação contou com orientações aos comerciantes e aos consumidores que passaram pelo local sobre os danos decorrentes da prática de dar esmolas, distribuição de panfletos e informações sobre os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Itapetininga voltados aos moradores em situação de rua.

A Campanha “Esmola Não, Cidadania Sim” atua como apoio às ações realizadas pela Casa Rais - Referência, Apoio e Inclusão Social, estrutura voltada a pessoas de Itapetininga em situação de rua, que funciona 24 horas e que garante alimentação, pernoite e oficinas, ao serviço oferecido pelo convênio com o SOS – Serviço de Obras Sociais, destinado aos migrantes em situação de rua no município e reforçando as ações das Blitz Sociais, que realizam a busca ativa a esse público e fazem o encaminhamento dessas pessoas aos serviços públicos municipais.

Com a participação dos profissionais do CREAS também tem sido realizados pit stops (paradas) nos principais cruzamentos do município com faixas da Campanha “Esmola não, Cidadania sim”.

A campanha "Esmola não, Cidadania sim" tem como objetivo alertar a população de Itapetininga quanto aos prejuízos decorrentes da prática de dar esmolas.

A exemplo de campanhas de outros municípios, a proposta é levar à população a mensagem de que a esmola não é caridade, de que o dinheiro doado a moradores em situação de rua pode financiar a compra de drogas e bebidas e, principalmente, contribuir para que permaneçam nas ruas, afastando essas pessoas dos serviços sociais oferecidos na cidade.

Assim, a campanha busca conscientizar a população sobre a falsa impressão de ajuda ao fazer a doação em dinheiro e, paralelamente, orientar sobre os serviços públicos disponíveis no município voltados especificamente para esse público.

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