Saúde - Terça-feira, 06 de Julho de 2021

Itapetininga registra queda de 16% nos casos confirmados de Covid-19 nas últimas três semanas

A cidade de Itapetininga registrou, pela terceira semana consecutiva, redução no número de casos confirmados da Covid-19.

De acordo com dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à secretaria Municipal de Saúde que monitora os índices da doença na cidade, os números revelam uma queda de 16,46% nas confirmações entre os dias 13 de junho e 03 de julho.

Entre os dias 13 e 19 de junho, os números apontavam um total de 395 confirmações da doença, representando uma média superior a 56 casos por dia.

Nas duas semanas seguintes, os números indicaram quedas progressivas.

Foram 387 positivações da doença de 20 a 26 de junho e entre os dias 27 de junho e 03 de julho, 330 confirmações, passando a uma média diária de 47,1 casos. A média diária de óbitos no período ficou em 1,7.

O secretário municipal de Saúde, Jeferson Brun, explica que ainda é cedo para determinar os fatores para resultado positivo, mas que a redução pode estar diretamente associada à vacinação contra a Covid no município, que vem se destacando nacionalmente, sendo inclusive mencionada em matéria publicada no Portal UOL no último dia 04 de julho, como uma das cidades do Sudeste em que a imunização mais avança.

“A vacina é nossa maior esperança. Estamos acompanhando esses números com muita atenção. São resultados animadores, mas não podemos esquecer que a pandemia continua e temos que manter todos os cuidados sempre”, destaca Jeferson.

Já para a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, a expectativa é de que os indicadores sigam em queda e que, para isso, é fundamental o esforço de todos no combate e prevenção à doença.

“O que todos queremos é que esses números caiam cada vez mais. Que chegue o dia em que os boletins não irão mais apontar nem mais casos, nem mais mortes. Mas para isso, todos temos que fazer nossa parte. Usar a máscara corretamente, higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão, manter o distanciamento e não fazer aglomerações”, e complementa com um recado para a população.

“Também não podemos esquecer da vacina. Quando chegar sua vez de se vacinar, vá e se vacine. Vacina boa é que está no braço. A vacina salva vidas. Cada vacina aplicada é uma vida que é salva”, concluiu Simone.

De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura de Itapetininga nesta terça-feira (06), o município contabiliza 14.106 diagnósticos positivos da doença. Destes, 12.625 já estão curados. Foram registrados 508 óbitos em decorrência das complicações da Covid-19.

Acompanhe a queda progressiva:

13 a 19 de junho – 395 casos – média 56,4 casos/dia

20 a 26 de junho – 387 casos – média 55,3 casos/dia