Esportes e Recreação - Segunda-feira, 14 de Abril de 2014

Itapetininganos se classificam para o Campeonato Mundial de Sumô na China

Copa do Mundo

Itapetininganos se classificam para o Campeonato Mundial de Sumô na China

Em evento que reuniu lutadores de Sumô de todo o Brasil, foi realizado no último dia 30 de março, em São Paulo, uma Seletiva que indicou os melhores classificados por categoria para a disputa do Campeonato Mundial de Sumô, disputado na China, em Agosto.

Após as competições no Ginásio Municipal de Sumô, na Capital Paulista, os itapetininganos Anne Pires Marques (categoria Junior Leve),Larissa Maciel Marques(categoria Junior Absoluta), Edwn Kith Taves (Junior Absoluto),  Juliana Paula de Medeiros(categoria Sênior Médio),e Jessica Roberta Teles(categoria Sênior Leve) classificaram para a Seleção Brasileira e, consequentemente, estão incluídos na lista para disputar o Mundial na China.

Os atletas integram a Escolinha Municipal de Itapetininga, da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Itapetininga de Kodokan, sob a orientação do técnico Yiohiro Sakashita.

Conheça o Sumô

Sumô é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas competem num ringue circular onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante recente e apesar de ser um esporte que é utilizado a bola ele conserva rituais do ballet clássico e de algumas danças rips.